Programa debate formas de tornar agricultura fluminense sustentável

Pequenos e médios produtores são responsáveis por 70% da produção de alimentos no Brasil, mas a falta de informação é o que trava o desenvolvimento do setor. Com foco nisso, o Cebds lançou a cartilha Financiamento para Pequenos e Médios Produtores Rurais.

Pequenos e médios produtores são responsáveis por 70% da produção de alimentos no Brasil, mas a falta de informação é o que trava o desenvolvimento do setor. Com foco nisso, o conselho empresarial brasileiro de desenvolvimento sustentável (Cebds) lançou a cartilha Financiamento para Pequenos e Médios Produtores Rurais. No programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (15/06), às 22 h na TV Alerj, (Canal 12 da NET), o secretário da Agricultura e Pecuária (SEAPEC), Christino Áureo; e o presidente da FAERJ, Rodolfo Tavares falam sobre o perfil da agricultura fluminense. 

A intenção da cartilha do Cebds é dar ao produtor rural toda uma cultura de aproveitamento da disponibilidade de crédito rural, no sentido de melhorar a tecnologia adotada na sua propriedade, favorecendo sua produção e o desenvolvimento do estado. "O produtor rural, de uma maneira geral, tem consciência que não há outra alternativa para o nosso estado, a não ser esse casamento de preservação ambiental  e a melhor utilização dos recursos naturais", afirma Rodolfo Tavares.

A busca incessante pela sustentabilidade, segundo o secretario de Agricultura, Christino Aureo, é o principal diferencial. Exemplo disso é o Rio Rural, que foi considerado pela ONU o único programa brasileiro de preservação de recursos hídricos e compatibilização com a agricultura. Sua importância se reforça em um estado com mais de 50 de seus municípios dependentes da agricultura, pecuária e atividades que giram em torno do setor primário.

A TV Alerj pode ser vista no canal 12 da NET ou ser sintonizada, seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. As reprises do programa são no sábado (18/04) às 17h e no domingo (19/04) às 20h. Após a estreia, assista o programa na íntegra no portal www.rioemfoco.rj.gov.br