Turismo alavanca crescimento de cervejarias especiais no estado do Rio

Aliar vistas maravilhosas, estadia prazerosa, sabores locais e qualidade é a "receita" que o setor de cervejas especiais vem buscando para ampliar sua produção no estado. É sobre a expansão deste setor que o Rio em Foco vai tratar na próxima segunda-feira, 23/03, às 22h, na TV Alerj.

Aliar vistas maravilhosas, estadia prazerosa, sabores locais e qualidade. É baseado nessa "receita" que o setor de cervejas especiais e artesanais vem buscando ampliar sua produção no estado do Rio de Janeiro. Apesar de o número de unidades produtoras de cerveja estar crescendo em todo o estado motivado por incentivos fiscais que reduziram o ICMS pago pelos pequeno e micro cervejeiros de 25% para 13%, o Rio em Foco, programa que vai ao ar nessa segunda-feira, 23/03, às 22h, na TV Alerj, encontrou na Região Serrana um arranjo de produtores e setores ligados ao turismo mobilizados para transformar as cervejarias em pontos de atração turística.

O projeto, chamado Rota Cervejeira, foi lançado no fim do ano passado, e apresenta para os visitantes da região, que compreende as cidades de Nova Friburgo, Petropolis, Teresópolis, Cachoeira de Macacu e Guapimirim, informações sobre as cervejarias, que vem investindo fortemente nos sabores locais para se diferenciar. “Logo após a tragédia ambiental causada pelas chuvas de 2011, nós precisávamos de um aglutinador dos cinco municípios da Serra Verde Imperial, e a cerveja já estava com um potencial muito grande nas nossas cidades”, explicou o presidente do Conselho Serra Verde Imperial, Nauro Grehs, um dos entrevistados do programa exibido no canal 12 da NET.

OLALACMSVIDEO01OLALACMS

Segundo, a gestora de Agronegócios do Sebrae, Lidia Espindola, os escritórios regionais do Sebrae vem trabalhando para suprir com informações os empreendedores que estão enxergando essa oportunidade. “Houve uma procura muito grande de pessoas interessadas no assunto. Por isso definimos as cervejas artesanais ou especiais como um dos projetos que vamos atuar no setor de alimentos”. Lidia explicou que a primeira ação para desenvolver o setor foi fazer o mapeamento das indústrias “A partir disso começamos a dar consultorias para auxiliar na legalização e formalização dessas empresas, além de apoio financeiro para desenvolvimento tecnológico junto a parceiros como o Centro de Tecnologia SENAI Alimentos e Bebidas, em Vassouras”, explicou.

Segundo mapeamento do Sebrae, o Rio possui 45 microcervejarias e tem como meta se tornar o segundo estado com maior número de unidades produtoras do país. Além da NET, a TV Alerj também pode ser sintonizada, seguindo as instruções do link http://www.tvalerj.tv/Sintonia.do. Após a estréia na TV, a íntegra do programa também ficará disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br.