Projeto oferece renda, trabalho e segurança alimentar para manter a floresta em pé

A palmeira Juçara está em extinção devido ao corte ilegal de seu caule para a extração do palmito. O Rio em Foco conversa com o economista George Braile e com o professor de direito ambiental da PUC-Rio, Oscar Graça Couto. Ambos fundadores do programa Amável.

A palmeira Juçara, típica da Mata Atlântica, está em extinção devido ao corte ilegal de seu caule para a extração do palmito. O Rio em Foco que vai ao ar na próxima segunda-feira (23/02) às 22h na Tv Alerj (canal 12 da NET) conversa com o economista George Braile e com o professor de direito ambiental da PUC-Rio, Oscar Graça Couto. Ambos são fundadores do programa Amável- A Mata Atlântica Sustentável, criado para salvar essa espécie de extinção a partir do incentivo à exploração sustentável dessas plantas. “Queremos substituir ações que degradam a floresta, por iniciativas que obtenham renda da floresta em pé”, explica Braile.

No escopo do programa Amável está a Frente Pró-Juçara, que estimula a colheita dos frutos da palmeira, quase idênticos aos do açaí, da Amazônia , para a produção de uma espécie de sorvete. “Nós provamos por A + B ao palmiteiro , que economicamente, é mais vantajoso colher o fruto do que derrubar as árvores em uma atividade clandestina, na calada da noite. A coleta de frutos gera mais recursos do que exercer uma atividade criminosa que é a extração de palmito. É mais lucrativo, sobretudo porque é uma atividade duradoura, em contrapartida, ao cortar o palmito a atividade se encerra com a extração”, explica Oscar.

Dentre as ações já empreendidas pela Frente está a distribuição de sementes aos interessados em plantá-las e a produção do Juçaí, feito a partir de uma mistura do fruto da juçara, com inhame e banana. Esse alimento está sendo vendido para as escolas das redes municipais de Resende e Itatiaia e despertam o interesse por seu alto poder nutritivo.

A TV Alerj também pode ser sintonizada, seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do. A partir de terça-feira (24/02), a íntegra do programa estará disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br.