Seminário debate privatização da Gestão de Resíduos da Construção

A Comlurb vai realizar a transferência dos serviços de beneficiamento e valorização de resíduos da construção civil para o setor privado. A licitação será em 26/02.O contrato tem como meta o gerenciamento e a operação do sistema de manejo de entulhos sólidos provenientes das construções civis.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) vai realizar a transferência dos serviços de beneficiamento e valorização de resíduos da construção civil para o setor privado. A data para a licitação será a próxima quinta-feira (26/02). O contrato tem como meta o gerenciamento e a operação do sistema de manejo de entulhos sólidos provenientes das construções civis reforma ou de demolição de bens imóveis e bens inservíveis, com o processo de valorização de resíduos. Esse é um dos focos centrais do “5º Encontro de Gestão de Resíduos da Construção e Demolição – Da Geração ao Descarte”, que será realizado nos dias 4 e 5 de março, na sede do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-Rio), numa parceria com a Casa Viva Eventos Ambientais e a Associação dos Aterros de Resíduos de Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro (Assaerj).  Nos dois dias de seminário será apresentado todo o desenvolvimento da cadeia logística da RCC, a partir de sua geração até a disposição final ambientalmente adequada (descarte), analisando os impactos causados pela legislação pertinente vigente, e os entraves operacionais encontrados pelo segmento o que há mais de moderno em tecnologia de gestão. As inscrições vão até o dia 4 de março e podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Entre os confirmados, estão: Secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, André Corrêa; Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro - Sinduscon e vice-presidente da Firjan Roberto Kauffmann; o Presidente da Assaerj, Helcio Maia; Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, o Deputado Átila Nunes; o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ), Ana Cristina Henney.

No Brasil, os resíduos de construção e demolição (RCDs) atingem proporções elevadas da massa dos resíduos sólidos urbanos (entre 51 e 70%). E quando esses resíduos são mal coordenados, prejudicam a qualidade de vida urbana e sobrecarregando os serviços municipais de limpeza pública. Na Europa a reciclagem dos RCD é de 28% e vem crescendo aceleradamente. "A gestão de RCD é uma ferramenta importante para as “construtoras do futuro”, auxiliando na diminuição de resíduos de construção civil através da prática de reaproveitamento", afirma o presidente da Assaerj, Helcio Maia.

A licitação prevê a implantação de três Centros de Tratamento e Reciclagem em áreas da prefeitura com 37 mil quadrados – Gericinó ( 17 mil m² ), Caju ( 13 mil m²) e Missões ( 7 mil m²), onde as empresas vencedoras terão que transformar as áreas de Transbordo e Triagem (ATTS) em centros de Tratamento e Reciclagem de Resíduos (CTRs), que receberão os RCC gerados no Município do Rio de Janeiro. Além disso, a licitação prevê investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões de reais em 10 anos, podendo ser renovada por mais 10. Além disso, os recursos serão aplicados na implantação do sistema, compra de maquinários e na operação dos CTRs. Pelos cálculos da Assaerj, as três áreas de tratamento e reciclagem previstas no edital publicado pela Comlurb, juntas, processariam inicialmente 90 mil toneladas de resíduos por mês, sendo 45% em Gericinó (45,5 mil t/ mês), 36% no Caju (32,4 mil t/ mês) e 19% no CTR das Missões (17,1 mil t/ mês), na área do km zero da Rodovia Washington Luiz (Ponto Zero).

O seminário é destinado a representantes das áreas da Construção Civil, Meio Ambiente, gestores públicos e privados, universidade, ONGs, empresas privadas e governo (prefeituras, governos estadual e federal). O objetivo é debater modelos, soluções e cases eficientes na gestão de RCD, além de oferecer uma oportunidade de trocar informações, experiências pelas empresas que atuam no setor. Estão previstas discussões sobre novas tecnologias, reunindo empresas de gestão, coleta e reciclagem de resíduos, construtoras, projetos e tecnologia, fabricantes de matérias e equipamentos e prestadores de serviços e empresas de engenharia.

Serviço:

5º Encontro de Gestão de Resíduos da Construção e Demolição - Da Geração ao Descarte

Endereço: Sinduscon - RJ - Rua do Senado, 213 - Centro (Próximo à Praça Cruz Vermelha).

Horário: 1º dia ( 8h às 18h) e 2º dia ( 9h às 18h40).

Telefone: (21) 2262-9401/ 2215-2245.

Valor das inscrições: R$ 210,00. Estudantes têm 50% de desconto nesse valor. ONGs estão isentas das taxas até o preenchimento das vagas destinadas a cortesia.