Construção sustentável vira tema de workshop na ABL

Na próxima quinta-feira (5), a Academia Brasileira de Letras será palco do workshop Sustentabilidade em Edificações. O curso, que acontecerá das 9 às 18h, tratará sobre processos para certificação LEED, o principal selo de edificações para construção sustentável no país. Esse será o primeiro evento do ano e da nova gestão da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac).

Ministrada pela gerente de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE),Cristina Umetsu, a palestra de abertura abordará os desafios da sustentabilidade no uso e operações de edifícios, apresentando um panorama do mercado da construção civil no Brasil e no mundo. Além disso, Umetsu falará sobre as certificações ambientais de operação mais comuns no país; o uso e operação sustentável; as vantagens das certificações e os desafios da sustentabilidade.

Com mais três painéis ao longo do dia, temas como a redução de demanda de água potável em sistemas sanitários; estratégias de redução de consumo de água em torres de resfriamento; uso de água não potável em edificações; gestão de resíduos em edifícios comerciais; coberturas verdes e paisagismo sustentável; auditoria de energia como ferramenta de performance; e uso e benefícios do sistema de automação na gestão de energia serão debatidos com os participantes do evento.

No final, a gerente de Infraestrutura de Facilities da emrpesa de consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle (JLL), Christiane Durante, fará a apresentação do processo de implantação da Certificação LEED no City Tower, o edifício 'verde', que reduz os impactos no meio ambiente, fazendo o controle de resíduos sólidos, além da redução do consumo de água e energia elétrica, entre outros.

Para conferir a programação completa, acesse o site da da Abrafac.

As inscrições estão abertas. O investimento para associados é de R$ 50. Os não associados que quiserem participar do workshop pagam R$ 150.

Evento: Workshop Sustentabilidade em Edificações

Data: 05/02/15

Horário: das 9 às 18h

Local: Academia Brasileira de Letras - Avenida Presidente Wilson, 203 – Castelo – RJ