UFRJ cria laboratório para reconstrução de obra de Ziraldo

Escondido da apreciação do público há alguns anos, o mural 'Última Ceia', de Ziraldo, será restaurado. O anúncio foi feito na última terça, após o lançamento do Laboratório Público de Restauro, da UFRJ. A iniciativa tem como objetivo restaurar a gigantesca pintura do artista mineiro.

Escondido da apreciação do público há alguns anos, o mural 'Última Ceia', de Ziraldo, será restaurado. O anúncio foi feito na última terça-feira (13), após o lançamento do Laboratório Público de Restauro, da UFRJ. A iniciativa, que integra o projeto UFRJ Carioca, criado para comemorar os 450 anos do Rio, tem como objetivo restaurar a gigantesca pintura do artista mineiro, criada em 1967. O laboratório será instalado na antiga casa de shows 'Canecão', localizada em Botafogo.

O painel de 32mx6m, inspirado nos traços de pintores como Pablo Picasso e Cândido Portinari, levou seis meses para ficar pronto, e após o fechamento da casa de shows, foi deteriorando com o passar do tempo. A 'santa ceia' regada a cerveja, em meio a um cenário tipicamente carioca, com uma favela e os Arcos da Lapa, foi alvo de críticas e considerada transgressora durante o regime militar.

A restauração erá iniciada ainda este mês e o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, que coordena o laboratório, juntamente com a Escola de Belas Artes da instituição, realizarão um trabalho minucioso para analisar as condições gerais da obra. O resultado do trabalho poderá ser conferido pelo público já em abril.

Segundo o diretor da Escola de Belas Artes da UFRJ, Carlos Terra, a restauração terá supervisão do próprio pintor. “Além do público, que pode conferir todo o processo de perto, teremos o acompanhamento do Ziraldo. Nós não sabemos o que vamos encontrar. Pode ser que seja necessária uma intervenção mais drástica ou alguma coisa que nos facilite, somente a limpeza e a recuperação do próprio desenho do Ziraldo”, destacou.

O terreno, que é de posse da UFRJ, foi alvo de uma batalha judicial em 2010, quando foi constatado que a casa de shows não estava pagando o aluguel pelo uso do espaço. No local, a instituição estuda implantar um centro cultural, o Espaço UFRJ.