Prédio centenário vira Centro Cultural Casa das Águas para os 450 anos do Rio

No ano em que completa seu 450º aniversário, o Rio de Janeiro realizará diversas ações em prol da cidade e de seus moradores. Dessa vez, um antigo edifício na região da Cruz Vermelha, no Centro, já está sendo restaurado para ser palco do futuro Centro Cultural Casa das Águas.

No ano em que completa seu 450º aniversário, o Rio de Janeiro realizará diversas ações em prol da cidade e de seus moradores. Dessa vez, um antigo edifício na região da Cruz Vermelha, no Centro, já está sendo restaurado para ser palco do futuro Centro Cultural Casa das Águas. O imóvel centenário, onde já funcionou a sede da antiga Inspeção Geral de Obras Públicas da Capital, entre outros órgãos públicos da União, será o primeiro espaço dedicado a falar, exclusivamente, sobre a água no Brasil.

Apesar de não ter data prevista para o início do funcionamento, as obras do Centro Cultural, que foi inaugurado em dezembro de 2014, já estão em sua última fase de implantação. A fachada, pertencente ao século passado, foi preservada e inteiramente restaurada, ao contrário do seu interior, que passou por um grande processo de modernização.

Entre as novidades do prédio estão o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva, entre outros investimentos em sustentabilidade. De acordo com informações da Cedae, o prédio passou por uma grande recuperação estrutural, na qual foram implantadas novas instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto e de ar condicionado, além da construção de novas escadas e da instalação de elevadores destinados ao público.

Após o término das obras, a Casa das Águas vai exibir filmes, oferecer atividades educativas e jogos, além de investir em eventos destinados ao aumento da consciência ecológica dos visitantes, principalmente em relação ao uso da água.

 

Dentro do Centro Cultural será possível acompanhar todo o ciclo da água, seus estados e seus usos no Brasil e no mundo. Através de elementos cenográficos, a Casa das Águas apresentará a história de como o elemento chega às nossas casas, como ele é distribuído no planeta e quais são os problemas enfrentados pelo homem para que consiga preservar este bem.