Carnaval é tema de debates e espetáculo no Teatro Sesi, no centro do Rio

O Sesi Cultural antecipou as comemorações do Carnaval e os amantes do samba carioca já podem se reunir para escutar as mais diversas histórias de uma das principais festas do país. Dos dias 6 de janeiro a 12 de fevereiro, a instituição promove "A Febre do Samba 2015".O evento trará temas como o impacto econômico da festa carioca, a criação do samba-enredo, o compromisso das escolas de samba com a comunidade e as gerações dos blocos de rua. Ao todo, serão cinco debates, comandados por Gabriel Bichara, coordenador de Implementação de Projetos do Sistema Firjan; pelos carnavalescos consagrados, Maria Augusta e Luiz Carlos Magalhães; por Fabiana Scherer, gerente de Cultura e Arte do Sesi; e Cristina Couri, analista de Projetos Especiais do Sistema Firjan.

Já o tradicional espetáculo será dividido em duas partes. A primeira, começa na próxima quarta-feira (7) e vai até o dia 12 de fevereiro, contará a história do samba-enredo, abrangendo composições do final dos anos de 1920 até 1982, como “Chega de demanda”, de Cartola, “Linda Guanabara”, de Antônio Caetano e Paulo da Portela, dentre outras. Haverá também homenagens a grandes agremiações, como Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, União da Ilha do Governador, Portela, Estácio de Sá e Império Serrano.

Já a segunda parte do espetáculo mostrará, com roteiro e direção assinados por Emmanuel Santos e Guilherme Gonçalves, sambas criados da construção do Sambódromo, em 1984, até os dias atuais. No elenco fixo estão confirmados alguns membros do Reinado de Momo, como a porta-bandeira Selminha Sorriso e os mestres-salas Claudinho MS e Manoel Dionísio, além do Mestre Odilon, um dos melhores diretores de bateria da história do Sambódromo.

O evento, que tem entrada franca para os debates, será realizado no Teatro Sesi Centro. Já para o espetáculo, os ingressos estão custando R$ 10,00, podendo ser adquiridos de segunda à sexta, das 12h às 20h, na bilheteria, ou através do site ingresso.com. Para conferir a programação completa e a ficha técnica de "A Febre do Samba 2015", basta acessar o site da Firjan.

Serviço:

A Febre do Samba 2015

Debates:

Data: Todas as terças-feiras, de 6 de janeiro a 10 de fevereiro

Local: Teatro SESI Centro – Av. Graça Aranha, nº 1, Centro, RJ

Espetáculo:

Data: 7 de janeiro a 12 de fevereiro (às quartas, quintas e sextas)

Local: Teatro SESI Centro – Av. Graça Aranha, nº 1, Centro, RJ

Ingresso: R$ 10,00 (na bilheteria de segunda a sexta, das 12h às 20h, ou pela ingresso.com)