Prêmio elege dez maravilhas para se degustar no estado do Rio

A gastronomia do estado do Rio de Janeiro foi reverenciada ontem, na sede da Firjan, com a segunda edição do Prêmio Maravilhas Gastronômicas ( Maravilhas RJ). As dez categorias premiadas contaram com mais de cem produtos que receberam mais de 30 mil votos pela internet.

A gastronomia do estado do Rio de Janeiro foi reverenciada ontem, na sede da Firjan, com a segunda edição do Prêmio Maravilhas Gastronômicas ( Maravilhas RJ). As dez categorias premiadas contaram com mais de cem produtos que receberam mais de 30 mil votos pela internet. Este ano, além dos prêmios por categoria gastronômica, especialistas selecionaram uma instituição e uma personalidade que se destacaram ou contribuíram para o desenvolvimento e valorização da gastronomia fluminense. O Maravilhas RJ é um prêmio que busca divulgar e estimular a produção gastronômica fluminense. O projeto conta com o patrocínio do Governo do Estado, além do apoio da Firjan, Prefeitura de Angra e Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam).

O idealizador da premiação, Chico Junior, já publicou dois livros sobre gastronomia, Roteiros do Sabor Brasileiro, em 2005, e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro, em 2006. “Um pouco antes da publicação dos livros e um pouco depois, por minhas viagens e garimpos no estado do Rio, veio a inspiração de fazer esse prêmio, fruto do meu conhecimento e amor pelo estado. O estado tem uma rica gastronomia, são principalmente produtos de pequenos produtores” afirma.

Chico destaca que o principal objetivo do prêmio é aproximar o campo da cidade. “Uma característica da gastronomia brasileira, que também se confirma na fluminense é a forte presença da produção familiar. Quem coloca alimento na mesa é o pequeno produtor e o agricultor familiar”, explica Chico. O jornalista destacou algumas características da gastronomia do Rio : ” Temos uma produção de queijos muito forte, de cabra, de ovelha e de vaca, além de laticínios, como requeijão, iogurte e leite.” O grande vencedor desta categoria foram os Queijos do Sítio Solidão, em Miguel Pereira. Já na categoria laticínios, ganhou o produtor Laticínios Itaocara, do município de mesmo nome.

Além disso, o jornalista afirma que o Rio de Janeiro é um grande produtor de cachaça de alambique, segundo ele, 50% da produção brasileira nesta categoria está concentrada no Rio e em Minas. A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, junto com a cidade de Salinas, em Minas, são as únicas do país a contarem com um registro de indicação geográfica. A vencedora da categoria cachaça no Prêmio Maravilhas Gastronômicas foi a Coqueiro, de Paraty. 

Conheça aqui o mapa das cachaças do estado do Rio

Além da cachaça, Chico Junior, destaca a produção de cervejas artesanais no Rio, ou como prefere chamar, cervejas especiais, que vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos dez anos, tendo produção distribuída por todo o estado em municípios como Sapucaia, Petrópolis, Itatiaia, Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Teresópolis. A vencedora deste ano, nesta categoria foi a Penedon Agulha Negra, de Penedo, Itatiaia.

A instituição que foi premiada por uma equipe de especialistas foi o Instituto Maniva , associação sem fins lucrativos que entende a gastronomia como importante ferramenta de transformação social, e a personalidade vencedora foi Margarida Nogueira, líder do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro. “Nosso objetivo é valorizar a produção gastronômica fluminense e os profissionais que estão a serviço dela, com projetos de desenvolvimento cultural, social e educativo a partir do alimento e da tradição local”, ressalta o jornalista e escritor Chico Junior.

A vocação gastronômica do Rio já foi destaque em programas Rio em Foco recentes, em que foram abordadas as cachaças do Rio e os cafés.

Confira os vencedores prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio – 2014 :

Da Água – Sardinha de Cabo Frio (Baixadas Litorâneas)

Cachaças –Coqueiro (Paraty - Costa Verde)

Cafés – Tassinari Cafés (São José do Vale do Rio Preto - Região Serrana)

Cervejas – Penedon Agulha Negra (Penedo - Itatiaia)

Conservas e Patês – Mistura Fina (Lumiar – Nova Friburgo – Região Serrana)

Doces e Compotas – Chuvisco (Campos dos Goytacazes – Norte Fluminense)

Laticínios – Laticínios Itaocara (Itaocara – Noroeste Fluminense)

Mel – Apiário Amigos da Terra (Nova Friburgo – Região Serrana)

Queijos – Queijos do Sítio Solidão (Miguel Pereira – Centro-Sul Fluminense)

Da Terra – Farofa de Mandioca Sítio Abaetetuba (Lumiar – Nova Friburgo – Região Serrana).

Prêmios especiais

Instituição - Instituto Maniva

Personalidade - Margarida Nogueira (líder do Convivium Slow Food do Rio de Janeiro).

 

Texto por Beatriz Perez