Especialistas internacionais e nacionais debatem Gestão da Demanda por Viagens

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento realiza amanhã, dia 9 de dezembro, o Seminário Gestão da Demanda por Viagens: Estratégias e Ferramentas. O evento será de 8h30 às 18h, na Rua Pacheco Leão, 2040,no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento ( ITDP Brasil ) realiza amanhã, dia 9 de dezembro, o Seminário Gestão da Demanda por Viagens: Estratégias e Ferramentas. O evento que vai reunir especialistas nacionais e internacionais, será de 8h30 às 18h, na Rua Pacheco Leão, 2040, no auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Segundo Thais Lima, gerente de comunicação da ITDP, o gerenciamento da demanda por viagens rompe com o antigo paradigma de que as respostas aos problemas de transportes urbanos estavam exclusivamente baseadas em políticas de oferta e demanda e assim contribui para a compreensão de um novo conceito da administração dos deslocamentos. “O gerenciamento da demanda por viagens prevê organizar a demanda por transportes por meio de um conjunto de estratégias e intervenções onde a informação e a integração entre os diferentes sistemas existentes deverão ser priorizadas, gerando melhores resultados e necessidades de investimento de recursos financeiros significantemente menores “ afirma Thais.

O objetivo do seminário é oferecer estratégias e ferramentas de trabalho para instituições governamentais, tomadores de decisões e planejadores da área de transporte para implementar medidas de gestão da demanda por viagens em suas cidades, em especial na elaboração dos seus respectivos planos municipais de mobilidade urbana. Entre os convidados estão Andrés Sañudo, coordenador de políticas de estacionamento do ITDP México, que vai apresentar as políticas de estacionamento da Cidade do México e Stuart Reid, diretor de gestão da demanda por viagens, Transport of London, que apresenta o programa de gerenciamento de demanda por viagens nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 . O representante do Ipea Alexandre de Ávila Gomide apresenta o Pedágio Urbano no contexto brasileiro. Participarão ainda representantes da Universidade de São Paulo, do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ e das prefeituras do Rio, de São Paulo e de Belo Horizonte. “O ITDP acredita que as cidades que enfrentarem seus desafios em mobilidade e planejamento urbano vão dar um salto de desenvolvimento e irão servir de inspiração para todas as outras cidades brasileiras. Por isso, realiza eventos com especialistas de todo o mundo como parte de um trabalho contínuo de identificação, documentação e disseminação de boas práticas em mobilidade, transportes e planejamento urbano para colaborar com o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras” afirma Thais Lima.

Durante o evento, será lançado o resultado do estudo inédito "Cenários Globais para uma Mobilidade mais Sustentável", que projetou como a migração modal para o transporte público e modos não motorizados pode impactar o mundo em 2050. O estudo será apresentado pelo fundador do ITDP, Michael Replogle.

O seminário é gratuito e voltado a gestores públicos, representantes da sociedade civil organizada, especialistas em transportes, planejadores urbanos e estudantes da área. Inscreva-se por aqui .



Serviço:

Seminário Gestão da Demanda por Viagens: Estratégias e Ferramentas

Data: 9 de dezembro de 2014

Horário: de 8h30 às 18h

Local: Escola Nacional de Botânica Tropical, auditório - Rua Pacheco Leão, 2040 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro