Rota Cervejeira da Serra Verde movimenta empresas em Friburgo

De olho no lançamento da Rota Cervejeira da Serra Verde Imperial, que acontecerá no fim de novembro, durante o 2° Festival Internacional de Cervejas Mondial La Bière, no Rio de Janeiro, as cervejarias artesanais de Nova Friburgo já iniciaram o processo de legalização de seus rótulos.

De olho no lançamento da Rota Cervejeira da Serra Verde Imperial, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro, durante o 2° Festival Internacional de Cervejas Mondial La Bière, no Rio de Janeiro, as cervejarias artesanais de Nova Friburgo já iniciaram o processo de legalização de seus rótulos. O projeto, apresentado em agosto, visa fomentar o setor, através de pacotes de visitações e degustações em fábricas da região.

Com um investimento em mídia de aproximadamente R$ 8 milhões oriundos do Governo Estadual, o projeto busca atrair 150 mil visitantes por ano, sendo 50 mil somente em Friburgo. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Nauro Grehs, após a tragédia de 2011, a região serrana do Rio precisava de uma campanha de revitalização de sua imagem. “O Conselho Serra Verde Imperial acreditou que a cerveja artesanal, agregada à gastronomia como produto turístico, poderia ser um tema e uma grande oportunidade de união e sinergia entre as cidades, já que são itens fundamentais no produto turístico”, destacou.

Ainda segundo Grehs, a ideia de lançar o projeto durante o 2° Festival Internacional de Cervejas Mondial La Bière, que acontecerá no Terreirão do Samba, é aproveitar a exposição do evento na mídia e no mercado especializado. “Durante o Mondial La Bière, que se destaca como o mais importante evento para degustação e difusão da cultura cervejeira no país, vamos buscar resgatar a imagem da região com seus atrativos naturais e culturais, mostrando para os polos emissores, que a tranquilidade e qualidade de vida da serra ainda é um diferencial”, afirmou.

Para facilitar a legalização dos rótulos, a prefeitura ainda conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e de um consultor do Sebrae. “Essa parceria é importante, pois a atividade de cervejeiro sempre começa como um hobby, mas a burocracia na mudança para a profissionalização acaba desestimulando o empreendedor. Queremos facilitar a vida do cervejeiro”, explicou Nauro Grehs.

A cervejaria Barão, localizada no bairro de Jardim Califórnia, em Friburgo, foi a primeira a se legalizar. De acordo com a proprietária Edna Morais, o projeto trará benefícios para as cervejarias, além de gerar desenvolvimento turístico para a região. “Depois de tudo o que aconteceu aqui, atrair o turista é um desafio muito grande. O projeto terá o trabalho de trazê-los de volta à região. O fato de estarmos legalizados, nos coloca aptos para receber esses turistas positivamente”, destacou Edna.

Além da cervejaria Barão, outras duas já estão em processo de legalização de seus rótulos, como é o caso da Ranz e da Rock Valley. Para o dono da Ranz, Gustavo Ranzato Silva, o projeto é visto com bons olhos pela região. “Criamos a cervejaria há cinco anos, em Lumiar, e, atualmente, estamos em processo final da nossa formalização. É importante destacar que estar junto com as grandes empresas, como Bohemia, Itaipava, Petrópolis, entre outras, trará benefícios a todo, principalmente na troca de experiências. Teremos a união das concorrentes em prol de uma causa única”, analisou, ressaltando que a visibilidade que a rota cervejeira trará para a região irá melhorar todos os setores do turismo, principalmente o hoteleiro.