Indústria de base florestal debate a competitividade no setor

A competitividade do setor de base florestal no mercado internacional será discutida no 7º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia- Madeira 2014. O evento será nos dias 30 e 31 de outubro na sede da Firjan.

A competitividade do setor de base florestal no mercado internacional será discutida no 7º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia- Madeira 2014. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de outubro na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da produção de madeira de florestas plantadas e sua utilização industrial e energética através da biomassa. O congresso, na quinta-feira, dia 30/10, vai de 8h às 17h30, e na sexta-feira, dia 31/10, de 8h30 às 16h30.Para discutir as atividades de florestas plantadas e a utilização de madeira para a produção industrial e geração de energia, estarão representantes do governo em todos os níveis, pesquisadores, presidentes, diretores e gerentes de empresas do setor, investidores e gestores florestais, incluindo pequenos e médios empresários, técnicos, consultores, professores e estudantes.

Apesar de ser reconhecido internacionalmente como o país onde se alcançam as maiores produtividades em plantios florestais, o Brasil não tem um posicionamento destacado de liderança na maior parte dos mercados de produtos florestais no mundo como de móveis, produtos engenheirados e combustíveis verde. O evento pretende oferecer subsídios para ações governamentais, incluindo a formulação de políticas públicas para o setor.

A abertura do congresso será feita pelo presidente do sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, e pelo presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman. A partir do tema principal, sobre a competitividade do setor, serão discutidos o desenvolvimento da indústria fluminense e a competitividade internacional.

Serão ao todo seis painéis. Eles discutirão as leis ambientais, os aspectos estruturantes do setor, suas ameaças, oportunidades e estratégias , novos negócios florestais, como geração de energia elétrica e vapor, pellets, biocombustíveis e os financiamentos e investimentos para o plantio e para a indústria. Confira aqui a programação completaAs inscrições podem ser realizadas através deste link no valor de R$ 300,00 para profissionais e R$150,00 para estudantes.

Serviço:

Data: 30 e 31 de outubro de 2014

Horário: 8h às 17h30 (30/10)

8h30 às 16h30 (31/10)

Local: Sede da Firjan - Av. Graça Aranha, 1 - Centro, Rio de Janeiro