Fórum apresenta investimentos do Rio para alunos de Manchester

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro recebeu nesta segunda-feira (20/10) os alunos do curso de Mestrado em Negócios Globais da The Manchester Business School para apresentar o atual panorama econômico e político do estado do Rio. A subdiretora geral do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, Geiza Rocha, destacou a importância da parceria dos poderes executivo, judiciário e legislativo para atrair investimentos. Durante a palestra ela falou sobre as perspectivas de crescimento para os próximos anos e as medidas utilizadas para transformar o estado em um local atraente para novos negócios. Citando dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Geiza ressaltou que o Rio de Janeiro deve receber R$ 236,6 bilhões em investimentos, em diversos setores da economia.: “ Essa discussão entre os poderes dá velocidade às decisões, especialmente no que diz respeito aos incentivos fiscais. Queremos mostrar como o Legislativo em parceria com o Executivo pode induzir a um bom ambiente de negócio. É uma apresentação sobre o panorama econômico do estado do Rio de Janeiro, mostrando os setores que estão crescendo para além do Petróleo e Gás”, explica. Acesse aqui a apresentação

OLALACMSFOTO02OLALACMS

O contexto político de um país é tão importante para atrair investidores estrangeiros quanto a sua relação de custo benefício econômico. Por isso o curso de Mestrado em Negócios Globais, fruto da parceira entre a Universidade de Manchester e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), considera importante a visita dos alunos à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. “Já é a segunda vez que temos a oportunidade de apresentar a casa legislativa do estado. Essa experiência é importante porque esses alunos fazem parte de uma elite especial, eles também são olheiros, diretores e presidentes de empresas multinacionais. Interessa conhecer a regulamentação do estado e os incentivos concedidos pelo governo para ter segurança ao aplicar capital no Brasil.” explica o professor Istvan Kasznar, da FGV.

Segundo Kasznar, os alunos analisam a relação custo-benefício dos investimentos e verificam onde realizar uma atividade, sobretudo em seus setores de origem. “Tivemos um grupo de alunos russos que decidiram investir em uma distribuidora, numa financeira, e possuem a meta e o objetivo de aplicar em um banco. Nós recebemos uma solicitação para realizarmos um trabalho que viesse a reforçar o conhecimento deles no Brasil com vistas a abertura no mercado de capitais de uma instituição financeira. No caso a gente está falando de uma organização que vale aproximadamente 100 milhões de dólares. É uma demonstração de como um curso desses pode ajudar e contribuir dentro do seu pequeno espaço a favor do Estado”, ressalta.

Leia a matéria divulgada pela ALERJ

Veja a matéria feita pela TV Alerj

Veja matéria publicada no Diário Oficial