Atlas socioeconômico dos municípios da Região Metropolitana do Rio será lançado pela editora PUC-Rio

Será lançado amanhã, dia 20 de Agosto,às 14 horas, o livro “Atlas das condições de vida na região metropolitana do Rio de Janeiro” dos professores Cesar Romero, cientista político, Dora Rodrigues Hees, da PUC-Rio e Philippe Waniez,da Université Bordeaux Segalen, na França.

Será lançado na próxima quarta-feira,dia 20 de Agosto, o livro “Atlas das condições de vida na região metropolitana do Rio de Janeiro” dos professores Cesar Romero Jacob, cientista político e diretor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio , Dora Rodrigues Hees, da PUC-Rio e Philippe Waniez,da Université Bordeaux Segalen, na França. O evento, que terá apresentação de destaques do Atlas, será na sala 102k do edifício Kennedy da PUC às 14 horas. A versão e-book será disponibilizada gratuitamente no site da Editora PUC-Rio a partir do dia 22 de agosto.

O Atlas,que reúne 112 mapas temáticos foi feito a partir de dados recolhidos do Censo Demográfico de 2010 do IBGE, do Sistema Único de Saúde(SUS), do Instituto de Segurança Pública(ISP) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Distribuição da população, renda, estrutura demográfica, migração, domicílios, educação, emprego, religião, saúde,criminalidade e eleições são exemplos de temas mapeados na região metropolitana fluminense. Em entrevista ao jornal 'PUC-urgente', o autor, Cesar Romero, destacou a segregação socio-espacial do Rio: “Existem muros invisíveis na cidade dissimulados através dos diversos espaços de convivência,como as praias. Isso cria um clima de integração social, mas as condições de vida das pessoas que moram em periferia são muito diferentes daquelas que vivem na orla marítma.'

Confira a entrevista completa publicada pelo Jornal Interno da Universidade PUC-Rio.