Rio recebe congresso mundial de fertilizantes para amenizar dependência de importação

O Brasil importa 70% dos fertilizantes utilizados no País. A utilização de adubo nos trópicos será uma das pautas do XVI Congresso Mundial de Fertilizantes, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, entre os dias 20 a 24 de outubro, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil importa 70% dos fertilizantes utilizados no País. A utilização de adubo nos trópicos será uma das pautas do XVI Congresso Mundial de Fertilizantes, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, entre os dias 20 a 24 de outubro, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. O tema foi escolhido por conta da importância que a utilização de fertilizantes tem na agricultura tropical, uma vez que o efeito residual dos mesmos acaba permitindo o cultivo duas ou mais vezes na mesma área.

O congresso, que não discutirá apenas o aspecto científico, também servirá de palco para que diversas empresas do setor demonstrem seus avanços tecnológicos, e compartilhem experiências com os pesquisadores. Vale lembrar que a inovação tecnológica no setor ajudará a amenizar a dependência externa do país, seja por ganhos de eficiência ou pela introdução de fontes alternativas de nutrientes. "Creio que essas novas pequenas indústrias podem representar de 15% a 20% da demanda nacional, algo em torno de 3 a 5 milhões toneladas, valor próximo de 4 bilhões de dólares por ano”, diz o pesquisador da Embrapa, José Carlos Polidoro.

Já foram confirmadas presenças de mais de uma dezena de autoridades brasileiras e mundiais no setor, com destaque para os especialistas em nutrição de plantas Ismail Cakmak, da Universidade de Sabanci, Turquia, em fertilizantes em manejo integrado planta-nutriente, Mark Alley, e em fertilizantes e meio ambiente, Andrew Sharpley, da Universidade de Arkansas, Estados Unidos. 

O congresso é desenvolvido pela International Scientific Center of Fertilizers (Ciec), e nessa edição, será realizado  pela Embrapa Solos (Rede Fertbrasil), Embrapa Soja e pela Esalq/USP(Gape), no Windsor Hotel, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, de 20 a 24 de outubro. As inscrições serão realizadas até o dia 15 de outubro. 

Serviço: 

XVI Congresso Mundial de Fertilizantes

Quando: de 20 a 24 de outubro

Onde: Windsor Hotel, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro

Mais informações: www.16wfc.com/pt/