Fórum define diretrizes de sua nova revista eletronica

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio anunciou nesta quarta-feira (23/07) a publicação de uma revista eletrônica que visa a difundir o conhecimento sobre os temas discutidos pelas suas Câmaras Setoriais

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio anunciou nesta quarta-feira (23/07) a publicação de uma revista eletrônica que visa a difundir o conhecimento sobre os temas discutidos pelas suas Câmaras Setoriais, para subsidiar a tomada de decisões dos gestores públicos. Realizada em parceria com o Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio (Uerj), a revista “Cidades do Rio em Fórum” terá periodicidade semestral. 

Durante a primeira reunião do conselho editorial, a subdiretora-geral do Fórum e editora da revista, Geiza Rocha, afirmou que apesar de estar situada em um portal acadêmico, a revista terá espaço também para o relato de especialistas. “Queremos conhecer as experiências de pessoas que estão no dia a dia do tema e que podem trazer contribuições muito positivas, como empresários que lidam com uma série de barreiras e oportunidades de crescimento no estado. Pretendemos que esse seja um convite para tornar ainda mais intensa a participação acadêmica”, disse. Geiza também garantiu que o objetivo da publicação é refletir sobre a diversidade de temas que levam a uma visão de desenvolvimento do estado. “Por isso vale tentar abordar todos os temas que serão trazidos. A riqueza do Fórum está na participação de todos”, concluiu.

Para o professor Lamartine da Costa, membro do Conselho Editorial da revista, o passo mais importante dado foi a definição da visão da revista, que é “dar voz às ideias, ao conhecimento e aos diálogos sobre desenvolvimento sustentável do estado do Rio”. Segundo ele, "essa definição sintetiza uma diretriz para a revista e cria uma maneira de lidar com o desenvolvimento do estado, uma vez que a pauta é muito diversificada”, explicou.

O assistente de Políticas Editoriais da Uerj, André Luiz Appel, destaca que o ganho será do Fórum, mas também dos professores, pesquisadores e alunos da Uerj, principalmente pela variedade de assuntos abordados. “Estamos desenvolvendo a revista para dar espaço a textos de caráter científicos, mas também para textos mais abertos, para chamar atenção de quem está fora da academia”, argumenta. “Cidades do Rio em Fórum” ficará disponível em outubro, através do site www.e-publicacoes.uerj.br.

Participaram da reunião do conselho editoral da revista Paulo Alcântara Gomes, José Alberto Sampaio Aranha, Danielle Moreira, Cristiano Prado, Wilma Freitas, Lia Hasenclever, Tito Ryff e Melissa Fernandez.

 

Texto de Lucas Lima (Ascom Alerj) e Yuri Gerstner

 


Assista a cobertura feita pela TV Alerj