Casa inflável orienta público sobre acidentes domésticos

No mês em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho, o Sistema Firjan, apresentará nos dias 22 e 23/07 , das 8h às 17h, na Praça da Cinelândia, o SESI Casa Segura, uma casa inflável, com cômodos de tamanhos reais que simula o dia a dia de um lar e os potenciais acidentes domésticos.

No mês em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho, o Sistema Firjan, através do Sesi Rio, apresentará nos dias 22 e 23/07 (terça e quarta-feira), das 8h às 17h, na Praça da Cinelândia, o SESI Casa Segura, uma casa inflável, com cômodos de tamanhos reais e mobiliário temático que simula o dia a dia de um lar e os possíveis acidentes domésticos que podem ocorrer.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS), acidentes domésticos são a segunda maior causa de atendimentos nas emergências hospitalares, perdendo apenas para acidentes de trânsito. As quedas, por exemplo, foram responsáveis por 39,1% dos atendimentos em 2010, no Brasil. Nos Centros de Assistência Integral à Saúde (Cais) os acidentes domésticos são responsáveis por 20% dos atendimentos.

A casa inflável estará aberta para visitas guiadas que mostram seus ambientes e os cuidados com as instalações elétricas, hidráulicas, gás, até o descarte de lixo, plantas tóxicas, saúde bucal, meio ambiente, entre outros. O objetivo é "despertar o interesse das pessoas para tais riscos, tão recorrentes quanto invisíveis. A proposta é incentivar comportamentos positivos para preservar a integridade física das pessoas, mantendo assim um lar seguro e saudável", diz o texto de divulgação do evento.

Na semana seguinte, dia 27 de julho, o Sesi Casa Segura estará em Barra do Piraí.