Investimentos em logística chegam a R$ 34 bilhões no estado do Rio

Graças à descentralização econômica, oriunda da instalação de unidades fabris no interior fluminense, o estado do Rio de Janeiro vem se consolidando com um importante polo do setor de logística. O motivo foi o aumento da demanda por empreendimentos logísticos que integrassem os municípios às principais vias de escoamento de produção. Hoje, o setor já soma investimentos de R$ 34 bilhões, entre obra

Graças à descentralização econômica, oriunda da instalação de unidades fabris no interior fluminense, o estado do Rio de Janeiro vem se consolidando com um importante polo do setor de logística. O motivo foi o aumento da demanda por empreendimentos logísticos que integrassem os municípios às principais vias de escoamento de produção. Hoje, o setor já soma investimentos de R$ 34 bilhões, entre obras anunciadas e em andamento.

Uma das últimas novidades anunciadas é na região do Médio Paraíba, que receberá um terminal multimodal integrado com um complexo logístico e industrial, fruto de uma parceria entre o Pátria Investimentos e o Grupo Multiterminais. O empreendimento integrará, por via modais ferroviários e rodoviários, o Porto do Rio com a região do Vale do Paraíba, na divisa com São Paulo. O investimento atenderá a demanda logística do polo automotivo existente na região. Com uma demanda de R$ 250 milhões em investimentos em Itatiaia, o complexo será composto por um condomínio de armazéns e pelo terminal, além de gerar 200 empregos diretos e 500 indiretos.

Em junho, a Nissan inaugurou, em Resende, seu novo Centro de Armazenamento e Distribuição de Peças, ampliando, assim, a capacidade de estoque de peças da empresa no Brasil, chegando a 681 mil peças, quantidade que supriria o equivalente a seis meses de demanda do mercado. O investimento de R$ 70 milhões soma-se aos R$ 2,6 bilhões já investidos na construção da unidade fabril da montadora japonesa, inaugurada em abril deste ano.

Com a construção do Arco Metropolitano, a melhoria na infraestrutura e a construção de novos portos no estado são apontados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, como fatores de atração de investimento. “Há uma evidente vocação logística no Estado. Temos uma posição geográfica privilegiada para a instalação desses empreendimentos”, destaca. Bueno acredita que a descentralização das empresas de logística beneficiará ainda mais o desenvolvimento industrial do interior. “Em Cabo Frio, por exemplo, um distrito logístico já atraiu o Grupo Libra, e outras doze empresas demonstraram interesse em se instalar no terreno ao lado do aeroporto local. As atividades poderão se integrar ao aeroporto, ao porto e às operações do pré-sal”, exemplifica.

Já em Queimados, região metropolitana do Rio, a MRS Logística instalará um Polo Intermodal Ferroviário, com um investimento de R$ 240 milhões. O empreendimento será interligado a outro terminal, em Mogi das Cruzes, São Paulo, tendo capacidade para transportar dois milhões de toneladas de cargas de alto valor agregado por ano, no eixo Rio-São Paulo.

Ligando os municípios de Itaguaí à Itaboraí, com acesso ao Porto do Sudeste e ao Comperj, o Arco Metropolitano será a principal obra logística realizada pelo estado. Ao redor da obra, mais de R$ 60 bilhões já foram atraídos, gerando cerca de 40 mil empregos a partir desses investimentos.

Em carteira na área da logística, o estado ainda tem empreendimentos de empresas como Usiminas e CSN, que investirão em plataformas logísticas em Itaguaí. Em Maricá, a construção de um porto demandará investimento de R$ 6 bilhões.

Fonte: Governo do Estado