Rio Info 2014 quer contribuir para o crescimento da economia no Rio

Com o objetivo de permitir novas discussões sobre o crescente papel da internet no cenário mundial e a maneira que ela pode contribuir para o crescimento da economia, a Rio Info 2014 acontecerá de 15 a 17 de setembro.

Com o objetivo de permitir novas discussões sobre o crescente papel da internet no cenário mundial e a maneira que ela pode contribuir para o crescimento da economia, a 12ª edição do maior evento de tecnologia da informação brasileira, a Rio Info 2014, que acontecerá de 15 a 17 de setembro, estará vinculada a quatro linhas de trabalho: inovação, negócios, aplicações avançadas e tecnologia.

O evento terá três dias de duração, no Hotel Royal Tulip (antigo Intercontinental), em São Conrado. Ao todo, serão mais de 120 palestrantes de, pelo menos, 16 estados brasileiros e países das Américas e Europa. O espaço será destinado à realização de negócios, além de encontros das entidades nacionais e internacionais do setor.

Durante o lançamento do evento para possíveis parceiros, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio), Benito Paret, ressaltou a importância do evento: “O Rio Info acontecerá num momento de grandes mudanças no qual a Internet tem um protagonismo internacional. Temas como a neutralidade da rede, armazenamento de dados, mudança na forma de governança e de gerenciamento demandam atenção dos governantes e grandes corporações, além da questão dos direitos autorais. Em setembro, durante o Rio Info, essas discussões estarão no foco”, afirmou.

O presidente da ACRJ, Antenor Barros Leal, ressaltou que a priorização de ações nos campos da educação e inovação são pontos importantes da parceria da associação com a Rio Info. “Educação tem sido uma palavra fundamental neste momento. Nós entendemos que não há inovação sem educação. Informação é base para a inovação e inovação é base para o desenvolvimento. O Brasil precisa inovar mais e é com grande satisfação que firmamos parceria com essa iniciativa imprescindível para o desenvolvimento do país”, declarou Barros Leal.

Coordenando o painel “Cidades Inteligentes”, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro foi outra que confirmou a parceria com o evento. Segundo o secretário Franklin Dias Coelho, o tema tem ganhado destaque. “Temos trabalhado junto ao Rio Info principalmente com foco nas cidades inteligentes e uso de softwares livres. Não existe cidade inteligente sem conectividade. Precisamos buscar novos caminhos para a inovação e como pensar a massa crítica das nossas cidades”, avaliou.