Especialista dá dicas sobre como realizar Festivais de Cinema

Marijcke de Valck é professora associada da Universidade de Amsterdã e estuda Festivais de Cinema. No workshop dado nesta sexta (30/05), durante o 3° Seminário Serrano de Economia Criativa, ela afirma que para fazer um festival, é preciso entender porque as pessoas vão a festivais de cinema.

Marijcke de Valck é professora associada da Universidade de Amsterdã e estuda Festivais de Cinema. No workshop dado nesta sexta feira (30/05), durante o 3° Seminário Serrano de Economia Criativa, em Nova Friburgo, ela afirma que para fazer um festival, é preciso entender porque as pessoas vão a festivais de cinema. Marijke chegou à teoria dos "Três Fs:  Filmes,  Festival e Friends (amigos)". É preciso satisfazer as expectativas do público em relação a esses três pilares.

 

É preciso que se entenda as motivações do freqüentador de festivais. Eles esperam encontrar filmes difíceis de serem encontrados nos circuitos de cinema ou em lojas do setor. Eles também querem ver filmes antes da estreia nos circuitos. Além disso, pretendem ver muitos filmes em curto espaço de tempo.

 

Confira algumas dicas da especialista holandesa:

 

- Os festivais de nicho são interessantes, por atrair público

específico que não consegue ter acesso ao gênero com facilidade. Marijcke cita o 'Festival Cinema Ritrovate', de Bologna. Trata-se de um festival de filme silencioso. Ela explica que este é um ótimo nicho, pois os fãs deste gênero tem dificuldades em encontrar o produto.O festival é ao ar livre e lota a praça em que é realizado.

 

- Conhecer a Locação é fundamental para pensar o festival de cinema. Tem que haver uma demanda local para o nicho que se escolheu. A não ser que se estimule e crie a demanda.

 

- É preciso conhecer bem o seu nicho. Para o festival ter

credibilidade, o público tem que reconhecer a qualidade e o valor do filme. A seleção da programação tem que criar expectativa no público.

 

- O público espera que a equipe tenha feito um ótimo trabalho para ele. A produção tem que ser de qualidade. A equipe de programação tem que possuir um grande conhecimento no nicho escolhido. As pessoas querem adquirir mais cultura.

 

- Faça mais do que exibir filmes. Produza jornais especiais sobre o festival, livros e distribua material com as sinopses dos filmes.

 

- O público está interessado na parte social, garanta. Produza festas, garanta que haja lugares onde se venda cerveja, café e boa comida.

 

- Faça do seu festival uma marca. Ninguém vai à festivais de cinema pela marca, mas o festival tiver uma marca bem definida fica mais fácil conseguir financiamento.

 

A especialista Marijcke de Valck participará novamente do seminário neste sábado. Não perca. O 3° Seminário Serrano de Economia Criativa acontece no Teatro Municipal de Nova Friburgo e vai até às 18h.

 

Por Beatriz Perez