Especialista holandês afirma que Friburgo tem as ferramentas, precisa apenas começar

Criar espaços para que as pessoas se encontrem e criem. Esse é o segredo do holandês Evert Verhagen para construir uma cidade criativa. Verhagen possui vasta experiência em revitalizar espaços. Ele participa do 3º Seminário Serrano de Economia Criativa, em Nova Friburgo.

Criar espaços para que as pessoas se encontrem e criem. Esse é o segredo do holandês Evert Verhagen para construir uma cidade criativa. Verhagen possui vasta experiência em revitalizar espaços. Ele é o criador do projeto "Cidades Criativas" e participa do 3º Seminário Serrano de Economia Criativa, em Nova Friburgo. 

Em sua apresentação, Verhagen foi convidado a construir um projeto para a Fábrica de Tecidos de Nova Friburgo e confessou que ficou apaixonado. "Esse lugar tem tudo: muito espaço, muito espaço aberto e produção. Essa fábrica não é um problema, é uma grande oportunidade." O holandês chamou a atenção para a necessidade de se começar a transformar o espaço logo. "Comece amanhã pelas pequenas coisas, vocês vão ver que elas começam a crescer", afirmou. 

O que se tem de mais valioso no mercado hoje, segundo Verhagen, não é petróleo, ouro ou qualquer infraestrutura, mas os talentos. O holandês destacou a importância de manter os jovens recém formados na cidade. Para isso é preciso que se ofereça, na univerdidade, oportunidades para que o aluno desenvolva projetos e possa criar na própria cidade. "Pesquisas mostram que após os 45 anos as pessoas não se mudam mais. Temos que investir na atração de jovens entre 20 e 30 anos", disse. 

Para o especialista, a cidade deve ser 'sexy' para atrair talentos. Ele listou três requisitos necessários: espaço, funcionalidade e atrativo especial. "Temos tudo isso aqui em Friburgo, temos essa atmosfera ótima, boa comida, e ótimas pessoas" afirmou Verhagen, contagiando a platéia com seu otimismo. 

Sobre o papel do poder público na construção de uma cidade criativa, Evert afirmou que se limita à permissão para que se utilize os espaços. O empreendedor deve convencer os políticos, de que a sua intervenção vai gerar um resultado positivo. "Ache as pessoas certas, elas já estão aqui em Friburgo, e comece logo. Você vai ver, quando criar algo, que essa transformação vai crescendo. Não espere por um grande investimento dos políticos, eles só precisam dar a permissão, e você os convence", afirmou.

 

Texto de Beatriz Perez