Terminal multimodal em Queimados vai reduzir circulação de caminhões na Dutra

O Terminal multimodal ferroviário, obra do governo do Estado do Rio, interligará o terminal de Queimados, na Baixada Fluminense a cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo. A obra vai deslocar, de rodovias para ferrovias, em torno de 7% das cargas de alto valor agregado do eixo Rio-São Paulo.

O Terminal multimodal ferroviário, obra do governo do Estado do Rio, interligará o terminal de Queimados, na Baixada Fluminense a cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo. A obra vai deslocar, de rodovias para ferrovias, em torno de 7% das cargas de alto valor agregado do eixo Rio- São Paulo.

A necessidade de desenvolver o transporte ferroviário e a importância deste empreendimento para que o Rio de Janeiro retome seu papel de liderança deste processo foi abordada numa edição recente do programa Rio em Foco. “Quinhentos caminhões de carga deixarão de circular na Dutra diariamente, esse é o primeiro grande projeto de integração porto, ferrovia e economia” afirmou o economista da Firjan Riley Rodrigues, na ocasião.

O empreendimento, parceria entre iniciativa privada e a prefeitura de Queimados, terá capacidade de transportar duas milhões de toneladas de carga de alto valor agregado por ano. O maior centro consumidor do país, Rio-São Paulo, sediará uma revolução no transportes de cargas no Brasil. O Polo ferroviário ficará próximo ao Arco Metropolitano, que será inaugurado em junho e ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí. Empresas estão interessadas em se instalar próximas às novas rodovia e ferrovia, estima-se que 40 milhões de empregos sejam gerados na Baixada Fluminense.

O novo polo multimodal ferroviário será instalado na região de Queimados com menor IDH, segundo o prefeito Max Lemos. E servirá, segundo ele, para o desenvolvimento local. “A obra gera de imediato 400 empregos para uma cidade que precisa estar gerando emprego todo dia.” declarou Lemos, prefeito de Queimados. A cidade, aliás, foi destaque na última edição da publicação Finanças dos Municípios Fluminenses, lançada anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, como cidade com o maior aumento de arrecadação de ISS, fruto de investimentos como o do terminal multimodal. Assista a edição do Rio em Foco.