Estudante cria sistema de ponto de ônibus inteligente

Cansado de assistir aos ônibus que não paravam nos pontos, ao trânsito caótico e à falta de acessibilidade para deficientes, o estudante Lucas Peixoto dos Santos criou um modelo de ITS (Sistema Inteligente de Transporte), o Pointe – Ponto de ônibus inteligente.

São dos grandes problemas, que surgem as soluções. Cansado de assistir aos ônibus que não paravam nos pontos, ao trânsito caótico e à falta de acessibilidade para deficientes, o estudante Lucas Peixoto dos Santos, de 18 anos, morador de Macaé, criou um modelo de ITS (Sistema Inteligente de Transporte) com o nome Pointe – Ponto de ônibus inteligente.

O projeto de Lucas consiste em um ponto, onde fica disponível as linhas de ônibus que se aproximam, o tempo que levarão para chegar a este ponto, se é adaptado para deficientes, e até mesmo se o ônibus está cheio, um dos maiores problemas enfrentado hoje nas cidades como o Rio. Mas, só avisar se está cheio não é solução, afinal, todos eles parecem estar lotados em certos horários. Com o Pointe, as empresas responsáveis pelas linhas saberão qual é o tamanho da espera por determinados ônibus e os locais com a maior demanda, podendo assim enviar linhas extras para evitar aquilo que vemos todos os dias: ônibus que não cabem mais ninguém.

“Ele pode ser acoplado em um ponto de ônibus novo ou em forma de toten, em pontos existentes. A estrutura física pode ser equipada com produtos antifurto, antipichações e funcionariam apenas quando tivesse alguém no ponto de ônibus, por meio de sensores de presença. Com a instalação de placas solares, o consumo de bateria se tornaria ainda menor e mais sustentável”, conta Lucas, em entrevista para o site Planeja & Informa. 

A acessibilidade é um diferencial desse projeto que torna os pontos completamente funcionais para deficientes. Os deficientes visuais podem utilizar o transporte com total independência, pois os pontos possuem seleção de linhas em braile e sistema de áudio interno que informa sobre as próximas paradas. Para os deficientes físicos o Pointe avisa quando um ônibus é adaptado.

OLALACMSVIDEO01OLALACMS  

Uma iniciativa que torne o transporte público mais eficiente e de qualidade, pode despertar o interesse das pessoas que utilizam seus veículos para andar na cidade, fazendo com que muitas deixem seus carros em casa. Além de ajudar o planeta, tem efeito direto no transito. 

Também existe um aplicativo que facilita a vida das pessoas que estão saindo de casa. Todas as linhas estarão disponíveis para consulta, assim pode-se ver onde está o ônibus que precisa pegar, e em quanto tempo ele chegará no ponto, podendo, então, se programar melhor para evitar atrasos e não ficar horas esperando.

Além de todos os recursos oferecidos pelo sistema o preço de instalação é ainda mais interessante. A aplicação custaria à empresa de ônibus R$ 600 por sistema aplicado em cada coletivo. Outro ponto positivo é que pode ser fabricado com materiais contra vandalismo e furto. 

ITS 2014

A utilização eficiente de tecnologias como essas tem gerado resultados satisfatórios mundo afora, promovendo a redução de congestionamentos, acidentes e do tempo de viagens, além da melhoria na qualidade do ar, com a possibilidade da indicação de rotas alternativas, o aprimoramento dos níveis de serviço e aumentado a produtividade, confiabilidade e segurança dos sistemas de transporte. As inscrições para o Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte - ITS 2014 estão abertas e podem ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no Blog http://planejabrasil.wordpress.com/ Antecipe sua inscrição e garanta o desconto na inscrição. Estudantes têm 50% de desconto.

Principais Temas em debate:

 Mobilidade Urbana - Desafios da Copa e Olimpíadas

Gestão, Operação e Fiscalização do Transito

Tecnologias para melhorar a mobilidade urbana

Brasil ID – Rastreamento e Monitoração de veículos e cargas

O BRT Carioca – Legado à população

Sistemas Metroferroviários

Porto Maravilha na era do VLT

Qualidade nos transportes urbanos - Menos carros nas ruas

Sistemas de Controle de Estacionamentos