Agenda cheia de eventos alavanca turismo de negócios no Rio

Além de destino turístico, o Rio de Janeiro se tornou também palco para grandes eventos empresariais que atraem profissionais do mundo inteiro. O turismo de negócios vem crescendo a cada ano e trazendo lucro para a economia da cidade.

O Rio de Janeiro será palco da Copa do Mundo esse ano e de mais uma série de eventos empresariais já confirmados. Profissionais do mundo inteiro já se programam para a aproximação das feiras de negócios que trazem novidades para empreendedores de diversas áreas. O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, em entrevista para o Portal Brasil, afirmou que "é essencial a qualificação dos equipamentos para que possamos ter uma arrecadação melhor e oferecer uma boa condição para o turismo de negócios interno do Brasil e do mundo inteiro. O Brasil hoje tem uma economia estável e uma legislação que garante o investimento privado. O turismo de negócios vem aliado a este investimento privado que vem de fora do país que vem melhorar nossa balança comercial também”, disse Mota.

Hoje a cidade do Rio de Janeiro conta com cerca de 33.500 quartos em operação, de acordo com dados da Rio Negócios e, cerca de 5 mil novos quartos já estão sendo construídos. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) acredita que até 2016 estarão disponíveis cerca de 15 mil novos quartos e, até a Copa do Mundo, mais 6 mil já estarão operando.

Apesar da disponibilidade de muitos quartos para a hospedagem dos turistas, o Rio de Janeiro ainda precisa superar problemas de mobilidade, sinalização precária e falta de capacitação de mão de obra. Uma necessidade por exemplo, é a construção de um Centro de Convenções de grande porte na Zona Sul do Rio. De acordo com a ABIH-RJ, hoje, 68% dos hotéis estão na Zona Sul, enquanto o Riocentro fica na Barra da Tijuca, podendo gastar de um lugar pra outro uma hora e meia, o que o torna de difícil acesso.

De acordo com Mota, o turismo de negócios no país cresceu 20% em 2012 e, em 2013, seguiu pela mesma linha. Os participantes das exposições e feiras injetaram cerca de R$ 430 milhões na economia da cidade. "Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas o Rio de Janeiro se tornou grande alvo de turistas e, com isso, aumentou a oferta por hotéis e restaurantes.

Para que este movimento não diminua depois dos megaeventos esportivos, o presidente executivo da Rio Convention, Alfredo Lopes, defende a necessidade de manter aquecida a agenda de eventos da cidade. De acordo com o Rio Convention, dez grandes eventos corporativos já estão confirmados de 2016 a 2020, trazendo mais de 30 mil pessoas ao nosso país. Entre eles destaca-se o Congresso Mundial de Ciência do Solo, em 2018, que receberá cerca de 5 mil participantes. “ O fato de o Rio ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e o consequente aumento da oferta de hotéis e restaurantes, impacta também no mercado eventos que vem crescendo com força. A procura pela cidade para sediar feiras, congressos e eventos esportivos está apresentando alta de 10% a cada ano.” disse. A Rio Convention já tem um calendário de eventos para os próximos anos que pode ser consultado no site http://www.rcvb.com.br/congressos+eventos/list/?/1/congressos+eventos.html.