Secretaria de Cultura e UERJ trabalharão juntas na conclusão do Caderno de Cultura do estado do Rio de Janeiro

O Fórum e os professores da UERJ Marcelo Sotratti e Glaucio Marafon se reuniram com secretaria de cultura do estado para apresentação do projeto do Caderno de Cultura. A reunião contou com a presença da secretária de cultura, Adriana Rattes, e com o presidente Inepac, Paulo Vidal.

A secretária estadual de cultura Adriana Rattes mobilizou sua equipe para, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do estado, concluir o mapa de Territórios Culturais que faz parte do Caderno de Cultura do estado do Rio de Janeiro, terceiro volume de uma série de estudos realizados pelo Fórum sobre o potencial econômico e perfil vocacional dos municípios fluminenses.

Na última quinta-feira (5/12) os professores da Uerj Glaucio Marafon e Marcelo Sotratti apresentaram os resultados preliminares do estudo realizado pela equipe de Geografia da Uerj. O estudo tomou como base o Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, produzido pela secretaria em parceria com a Petrobras, e lançado em outubro deste ano. O mapa registrou as atividades culturais mais importantes como festas tradicionais, festivais de cultura, patrimônios, artistas e personagens dos 92 municípios do estado. A secretária Adriana Rattes acredita que o caderno contribui com o trabalho da secretaria de estruturar as informações que dão base às politicas públicas. "O Caderno de Cultura é um projeto que se relaciona diretamente com o Plano Estadual de Cultura e esse trabalho vai ser muito bom para estado.", disse.

A partir do mapa de cultura do estado, os professores produziram quatro mapas. Três deles a partir de uma análise quantitativa: um com os patrimônios materiais, outro com os patrimônios imateriais, e o cruzamento de ambos. O quarto, cruzou essas informações com as vocações mais evidentes dos municípios e regiões, classificando-as como territórios culturais. O objetivo deste quarto mapa foi possibilitar a identificação de semelhanças e identidades entre os municípios e estruturar as informações de forma que elas se tornem ferramentas para gestores públicos. "Esse é o nosso terceiro trabalho de mapeamento e, interligado aos outros, tem grande importância para o desenvolvimento do nosso estado ao subsidiar ações de integração regional", disse Geiza Rocha, secretária geral do Fórum. A próxima etapa do trabalho será o aprofundamento dos debates sobre as nomenclaturas do mapa em janeiro. O lançamento do Caderno está previsto para final de março de 2014.