Lidera Rio nos Esportes capacita gestores municipais em captação de recursos

O Lidera Rio nos Esportes do Sebrae/RJ tem o objetivo de aprimorar a capacidade e o olhar do gestor público para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva que envolve vários setores da economia e pode ser um dos fatores de crescimento de uma região. Hoje, 29/10 o evento foi em Petrópolis.

Direcionar o olhar do gestor público da área de esportes para o potencial econômico do setor e sua capacidade de ativação de oportunidades em uma cadeia produtiva que envolve construção civil, tecnologia da informação, confecção, alimentação, turismo, dentre outros. É este o objetivo da capacitação que está sendo oferecida pelo Sebrae-RJ aos municípios da Região Serrana nessa terça-feira (29/10), e que será concluída nesta quarta-feira, 30/10, em Petrópolis. "Estamos vivendo a década de ouro do esporte e precisamos fazer com que os benefícios que os megaeventos vão trazer para o estado cheguem a todos os nossos 92 municípios. Daí a importância deste projeto, que conta com o apoio da ALERJ e da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer", disse a secretária-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Jornalista Roberto Marinho, Geiza Rocha, que representou o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo, na abertura do encontro.

"Muitos secretários de Esporte não tem experiência de gestão pública e acabam perdendo boas oportunidades, por falta de conhecimento e tecnologia. Esse programa veio para capacitar os gestores a utilizarem recursos oferecidos em lei”, acredita o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, deputado Paulo Melo (PMDB), que participou da primeira etapa do Lidera Rio nos Esportes. Segundo o consultor do Sebrae e especialista em Gestão Esportiva, Lucio Macedo, o orçamento das prefeituras é limitado, mas os convênios e leis de incentivo (estadual e federal) podem trazer "dinheiro novo" e ativar a economia nas cidades. "É fundamental que os gestores estejam atentos a estas oportunidades e ao que elas podem somar na área de saúde, educação, meio ambiente", ressaltou Macedo, que foi o responsável, junto com a consultora Luciana Malard, pela capacitação dos secretários na área de captação de recursos e montagem do Plano Municipal de Desportos.

Para o secretário de esportes de Petrópolis, Renato Freixiela, eventos como este são fundamentais porque oferecem ferramentas aos gestores para atuar. "Estamos muito felizes de sediar este evento e torço para que venham outros, que possam nos municiar com informação. Estaremos de braços abertos", disse Freixiela.

Participam da capacitação nesta terceira etapa regional gestores de Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim. O programa do SEBRAE-RJ, lançado no final de agosto na ALERJ, tem como foco disseminar informações sobre as oportunidades que serão trazidas pelos megaeventos e oferecer ferramentas que contribuam para a criação de um ambiente para novos negócios, principalmente para as micro e pequenas empresas. Até dezembro, serão realizados um total de dez encontros regionais que atingirão os 92 municípios do estado.

 

Próximas capacitações:

05/11 a 06/11 – Centro Sul (Três Rios, Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia)

Local: CAER- Clube Atlético Entre Rios - Tua Duque de Caxias, 370 - Centro

12/11 e 13/11 – Leste Fluminense (Niterói, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Tanguá)

Local: CDL de Niterói - Rua General Andrade Neves 31, Centro