Setor sucroalcooleiro ganha novo incentivo

Com expectativa de crescimento de 17% em relação à última safra, o setor sulcroalcoleiro do Norte Fluminense ganhou novo estímulo. A Coagro recebeu do governo do Estado três novas colheitadeiras para reforçar o trabalho dos produtores de cana-de-açúcar da região Norte Fluminense.

O Governo do Estado está investindo no setor sucroalcooleiro do Norte Fluminense, que tem expectativa de crescimento de 17% em relação à safra anterior, de 733 mil toneladas. Ontem, a Coagro (Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio) recebeu três modernas colheitadeiras para reforçar o trabalho de produtores de cana-de-açúcar, na Usina Sapucaia, em Campos. A redução do ICMS de 24% para 2% para a produção de etanol é outro incentivo que ajuda no desenvolvimento do segmento no Estado do Rio.

As máquinas – adquiridas com recursos do convênio firmado em julho entre a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), a Caixa Econômica Federal e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) – serão usadas na colheita desta safra, que deve ser prorrogada até novembro. Com os novos equipamentos, a cooperativa, que reúne 9 mil pequenos trabalhadores e gera mais de 2 mil empregos diretos, passa a contar com 12 máquinas.

A colheita mecanizada ajuda na aceleração do cumprimento da Lei Estadual 5990, que determina a redução gradual da queima da palha da cana até 2020.

Até a semana passada, a usina de Campos havia processado 700 mil toneladas de cana-de-açúcar. A expectativa é chegar a 800 mil toneladas.

Durante a entrega das colheitadeiras, foi formalizado um convênio disponibilizando máquinas do programa Estradas da Produção para a recuperação de áreas vicinais.

Maior usina em atividade no estado, a Coagro conta com recursos de R$ 6,2 milhões para a aquisição de máquinas colheitadeiras e investimentos de R$ 12,5 milhões para financiar 5 mil hectares de novos plantios com mais produtividade, impulsionando a produção de etanol.

Fonte: Imprensa Oficial - http://bit.ly/1cfZLK7

O Rio em Foco já debateu o setor sulcroealcoleiro no programa 'Etanol". Assista aqui: http://bit.ly/V6RIRK