Formando Líderes para o Futuro

Até dezembro de 2013, técnicos do SEBRAE-RJ, do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer vão percorrer o estado realizando encontros regionais para capacitar os secretários municipais de esportes dos 92 municípios fluminenses e suas equipes. O objetivo do Programa Lidera Rio nos Esportes é apresentar ferramentas para que os municípios possam identificar e aproveitar as oportunidades de negócios geradas pelos megaeventos esportivos que estão na agenda fluminense (Copa do Mundo e Olimpíadas). "O objetivo é construirmos um legado para o estado do Rio. A capital vai recepcionar estes megaeventos, mas as cidades podem se beneficiar principalmente do fluxo de turistas e do debate em torno da importância da prática esportiva para a saúde", explica o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo.

O programa Lidera Rio nos Esportes tem como objetivo apoiar gestores públicos e lideranças de entidades municipais na elaboração de políticas e estratégias que incentivem a criação e o crescimento dos negócios ligados ao esporte. "Este é um projeto novo e que temos uma expectativa enorme de colocar em prática", ressalta o superintendente do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez.

Segundo o consultor do Sebrae-RJ e professor de Gestão Estratégica de Esportes da Fundação Getúlio Vargas, Lucio Macedo, é preciso que os municípios percebam qual o tamanho do esporte na economia da sua região. “Existem hoje, no Rio, 900 possibilidades de investimentos nesse segmento; para isso é preciso ter conhecimento para captar fundos e saber apresentar os projetos para os investidores”, alerta Macedo.

O professor ressalta que o mercado esportivo movimenta no mundo, anualmente, cerca de R$ 1 trilhão. “Os municípios podem e devem ser grandes parceiros do estado nesses investimentos”, afirma o consultor. Para o deputado Paulo Melo, esse projeto contribui para uma melhor gestão do esporte não apenas como atividade física, mas nas suas dimensões econômica e social. “As cidades serão mobilizadas com atividades que geram visibilidade, dinamizam a economia, alavancam o turismo e a educação”, destaca o parlamentar.

Os interessados no tema e profissionais da área que quiserem conhecer melhor o programa, devem ficar atentos ao cronograma do evento, já que o seminário de abertura do Programa Lidera Rio nos Esportes – que ocorre sempre no primeiro dia da capacitação regional das 9h30 às 12h – é aberto ao público. Participam da abertura os prefeitos, representantes da Secretaria de Esportes e da ALERJ. Nela, são apresentadas informações sobre o impacto do esporte na economia brasileira e as modalidades esportivas predominantes na região. “São informações estratégicas para motivar os gestores das cidades e a população a não deixarem estas oportunidades passarem em branco”, explica a secretária-geral do Fórum Geiza Rocha.

Confira o calendário do Lidera Rio nos Esportes

15/10 e 16/10 – Região dos Lagos (Cabo Frio, Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim)

Local: FAETEC Saquarema

22/10 e 23/10 – Serrana I (Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria, Madalena, Sumidouro, Trajano de Moraes)

Local:  Hotel Bucsy (Estrada Rio Friburgo, km 76 - Ponte da Saudade - Nova Friburgo.

29/10 e 30/10 – Serrana II (Petrópolis, Guapimirim, Teresópolis)

Local: Auditório da Associação de Empresários e Amigos da Rua Teresa (Arte), na Rua Aureliano Coutinho, esquina com a 24 de maio s/n, em Petropolis

05/11 a 06/11 – Centro Sul (Três Rios, Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia)

Local: CAER- Clube Atlético Entre Rios - Rua Duque de Caxias, 370 - Centro