Indústria fluminense ganha reforço de investimentos franceses

Sistema Firjan e o Mouvement des Entreprises de France (Medef) firmam parceria. A principal instituição representativa industrial da França promete ampliar os investimentos em expansão de produção das empresas francesas no Brasil.

Parceria firmada entre o Sistema Firjan e o Mouvement des Entreprises de France (Medef), principal instituição representativa industrial da França, promete ampliar os investimentos em expansão de produção das empresas francesas no Brasil.

Os setores que receberão os aportes são: automotivo, pesquisa e desenvolvimento (P&D), transporte/logística, hoteleiro e plástico, entre outros. Empresas como a PSA Peugeot Citroën, a Michelin, a Technip e a L’Oréal são algumas das que investirão ou já estão investindo em projetos no território fluminense.

Para o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, a proposta é que empresas francesas de diversos setores, como metalmecânico e moda, venham para o Brasil e se associem com empresas brasileiras, permitindo o intercâmbio tecnológico. "Fornecedores da indústria automobilística francesa deverão ter forte interesse em vir para o Brasil e procurar parcerias com os fornecedores dessas mesmas empresas aqui, por exemplo", afirmou.

O estudo "Decisão Rio 2012-2014", da Firjan, mostra que a França é o país que mais investe no Rio de Janeiro. O Estado conta com uma previsão de investimentos da ordem de R$ 3,7 bilhões entre 2012 e 2014. É quase 10 vezes o montante verificado pelo estudo para o triênio 2010-2012.

"Estou certo de que essa aproximação vai ser muito proveitosa para as empresas dos dois países", disseThierry Courtagne, diretor do Medef.