RJ lidera comércio varejista no país

No primeiro semestre deste ano o comércio varejista fluminense cresceu 4,7% enquanto o índice nacional foi de 3,3%, segundo dados do IBGE. “o estado do Rio de Janeiro está puxando o comércio do Brasil”. Comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

O comércio varejista fluminense vai de vento em popa. No primeiro semestre deste ano cresceu 4,7% enquanto o índice nacional foi de 3,3%, segundo dados do IBGE. Comparando com os outros estados da região Sudeste, onde está concentrado o maior mercado consumidor do paíso índice de Minas Gerais foi 0,5%, do Espírito Santo, 3,4% e São Paulo, 3%. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, comemora “o estado do Rio de Janeiro está puxando o comércio do Brasil”.

Os motivos para este sucesso de vendas, segundo o presidente do Conselho Empresarial de Comércio Bens e Serviços, do Sindicato dos Lojistas e do Clube dos Diretores Lojistas, Aldo Gonçalves, são o fato de o Rio estar numa situação de quase pleno emprego, os grandes eventos que estão favorecendo a autoestima do fluminense, e a queda dos índices de criminalidade.

Se você reúne esses três fatores: baixa taxa de desemprego, autoestima da população e melhora na Segurança , o resultado vai refletir diretamente no mercado consumidor e, consequentemente, no comércio varejista”, disse Gonçalves.

O projeto do setor para continuar incrementando as vendas é atuar junto ao governo do estado para desenvolver indústrias de transformação de bens de consumo.

O Rio de janeiro investiu na indústria petroleira, automobilística e naval mas está carente de indústria de transformação. Não temos nada na área de papelaria, vestuário e calçados. Tudo tem que ser comprado fora, o que acaba encarecendo os produtos, principalmente por causa da tributação”, completa Gonçalves.