Rio tem a maior frota de táxis elétricos do país

Com o objetivo de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 16% até 2016 e atingir a meta da política climática da cidade, o Rio ganhou mais 13 táxis elétricos. Agora são 15 unidades em circulação na cidade, a maior frota de táxis elétricos do Brasil.

O Rio de Janeiro tem a ambição de se tornar referência na sustentabilidade do Brasil. Com a entrega de 13 táxis elétricos no dia 11 passado, a cidade passou a ter a maior frota  do país, com 15 unidades em circulação. Projetado para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna, o táxi elétrico, oferece espaço, conforto e potência com os veículos à combustão.

“Estamos sinalizando para o Rio e para o Brasil que temos várias formas de energia que podem ser utilizadas em escala comercial e, principalmente, em serviços públicos como o de táxis. É mais uma novidade para quem chega à nossa cidade. Ficamos felizes de poder entregar esses veículos no momento de um festival grandioso, como Rock in Rio”, ressaltou o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio. 

A política climática da cidade tem como meta reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 16% até 2016. “O momento marca o esforço dos órgãos públicos com as empresas para colocar o Rio no caminho da sustentabilidade, buscando a energia do século XXI. É uma parceria para que a gente tenha menos emissões e mais sustentabilidade”, disse o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto.

Os veículos têm um módulo de 24 baterias de íon-lítio que pode ser recarregado em carregadores caseiros em até oito horas ou em 20 minutos com um equipamento de carga rápida veicular (quick charger) como o que funciona no Posto Escola da Lagoa. Em outubro, um equipamento idêntico deve ser inaugurado no Posto Futuro, na Barra da Tijuca e mais dois pontos para carga de veículos elétricos estão sendo estudados para serem instalados na cidade.

Taxista há 24 anos, Breno de Souza Oliveira, foi um dos dois primeiros a trabalharem com o veículo elétrico na cidade. Atuando no Aeroporto Santos Dumont ele conta que os passageiros ficam surpresos com o carro, que tem a total aprovação dele: “A primeira pergunta do passageiro é se ele é mais caro por isso. Explico que não e vou logo falando das qualidades dele. É super seguro e silencioso,  tem um sistema de carregar a bateria quando tira o pé do acelerador, pisando no freio ou descendo ladeira. Os bancos são de pet e tem carregador solar no teto. É um carro todo ecológico. Só de não estar poluindo e somando para o planeta já é uma coisa fantástica”, disse.

Uma das beneficiadas dessa nova frota de táxis, a taxista Tânia Maria Aguilar trabalha na praça há 19 anos e acredita que a sustentabilidade é o caminho para uma cidade melhor: “Estou empolgada com esse projeto porque sustentabilidade é a palavra de ordem das empresas. Eu penso que tem começar pela gente. Estou até com a ideia de ir da minha casa, na Tijuca, para a cooperativa, em São Cristóvão, de bicicleta. Trabalho com turismo no táxi. Agora, com essa novidade vai ser o máximo. Acredito que a procura será maior ainda”

fonte: Diário Oficial do município do Rio de Janeiro