Rio em foco aborda desafios das compras públicas sustentáveis

Conciliar aspectos sociais, econômicos e ambientais do desenvolvimento é um desafio para gestores públicos. O Rio em Foco desta segunda-feira (09/09) ouve Rejane Tavares, da Fiocruz, e Renato Cader, do GesRio sobre os desafios da realização de compras públicas sustentáveis.

As contratações públicas, sejam de serviço ou produtos, são grande desafio para os gestores dos órgãos públicos. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (09/09), às 22h, autoridades, gestores e especialistas que participaram do evento “Compras Públicas Sustentáveis no Rio de Janeiro: Fazendo acontecer” organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, no plenário da Alerj ( http://www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br/materia.php?publicacaoId=2193&t=#.UioEfcbrw7c ) falam sobre os desafios de realizá-la. “O grande desafio é conciliar as dimensões sociais, econômicas e ambientais do desenvolvimento. Trazer isso para o conceito de contratações públicas é adquirir produtos e serviços ambientalmente corretos cujos estágios produtivos gerem menos impacto ambiental e ao mesmo tempo pensar se estão dentro dos critérios sociais justos e a questão econômica, que é o preço”, analisa o procurador do estado Rodrigo Mascarenhas.

Comprar de forma eficiente, transparente e sustentável deve ser a meta de qualquer sociedade moderna e deve servir para estabelecer uma cultura de responsabilidade e comprometimento por parte de quem compra e de quem vende. No programa, foram ouvidos os dois lados da questão: o comprador e o vendedor. O desembargador Jesse Torres falou sobre as resistências que os órgãos que já implantaram o sistema de compras sustentáveis estão enfrentando, e Fernando Malta, do Cebds, chamou a atenção para os desafios que as empresas têm que enfrentar para ter competitividade, principalmente, na área jurídica. No estúdio, Rejane Tavares, da Fiocruz, e Renato Cader, do GesRio, falam sobre experiências de programas já implementados.

O programa Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, e tem reprises no sábado às 17h e domingos às 20h. O programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.

Assista a chamada do programa aqui.