Música e gastronomia no Vale do Café

Shows, gastronomia, palestras, exposições e visitas às fazendas são algumas das programações disponíveis no Festival do Vale do café. O evento, que reúne 16 cidades do interior fluminense, começa no dia 16 e vai até o próximo dia 28 de julho.

Começa nesta terça-feira (16/07) a 11º edição do Festival do Vale do Café, uma oportunidade de conhecer fazendas históricas do interior fluminense, ouvir música de qualidade e aprimorar a cultura. Os homenageados dessa edição serão Vinícius de Moraes (100 anos), Giuseppe Verdi (200 anos) e Ernesto Nazareth (150 anos). Um dos destaques será o cantor e compositor João Bosco, se apresentará gratuitamente em Barra Mansa, Resende, Piraí e Vassouras.

O evento conta com espetáculos gratuitos em casarões e praças e pagos nas fazendas históricas. Além do programa cultural, os turistas poderão apreciar a diversidade da cozinha da região, já que cada fazenda tem um prato especial para os visitantes. Em 2012 o Festival ganhou o Prêmio de Cultura do Estado do Rio (junção dos antigos Estácio de Sá, Golfinho de Ouro e Governo do Estado) na categoria Empreendedorismo.

“O festival alavanca o turismo e deixa um legado muito positivo para a região, porque as pessoas que vêm pela primeira vez acabam voltando”, diz Paulo Roberto dos Santos, proprietário da Fazenda Florença, em Conservatória, distrito de Valença.

O evento reúne 16 cidades: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Resende, Valença, Volta Redonda (Médio Paraíba), Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Rio das Flores, Três Rios, Vassouras (Centro-Sul Fluminense) e Paracambi (Região Metropolitana).

O Rio em Foco já falou sobre o turismo no Vale do Café. Assista aqui

Programação e informações: www.festivalvaledocafe.com