Milhares de empregos mudam a vida dos habitantes da região do Comperj

A primeira unidade de refino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro só deve ser inaugurada em agosto de 2016, mas para chegar lá, foram gerados 12 mil empregos e a expectativa é que surjam milhares de outras oportunidades para a região.

A primeira unidade de refino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro só deve ser inaugurada em agosto de 2016, mas para chegar lá, foram gerados 12 mil empregos para as obras e a expectativa é que surjam milhares de outras oportunidades para quem vive na região leste do estado. O surgimento do Comperj obrigou os governos a fazer importantes investimento que há muito eram exigidos na região. Esses investimentos vão desde coleta e tratamento de esgoto à construção de barragem para abastecimento de água e compensações ambientais.

No Rio em Foco que vai ao ar na segunda-feira, dia 10 de junho, o subsecretário executivo da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino, e o prefeito de Itaboraí Helil Cardozo, que preside o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense – Conleste, falam sobre os altos investimentos, os problemas e propostas de soluções ambientais e o que vai mudar na vida dos mais de dois milhões de habitantes daquela região. "Em termos ambientais o Comperj está equacionado, mas precisamos resolver o enorme passivo que ele está causando em Itaboraí e nas cidades do entorno", defende Helil.

O programa Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, às segundas, 22h, com reprise aos sábados, às 17h e domingos às 20h. A partir desta terça-feira, 11/6, o programa estará disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.