MEIs lideram o ranking de novos negócios

Segundo pesquisa nacional da Serasa Experian, os microempreendedores individuais (MEIs) representaram 65% dos negócios criados entre janeiro e março de 2013. A formalização do profissional oferece inúmeros benefícios, entre eles está a facilidade no pagamento de tributos.

Os microempreendedores individuais (MEIs) representam 65% dos negócios que foram criados entre janeiro e março de 2013. Em números exatos, 278.682 pessoas formalizaram ou criaram suas empresas em todo Brasil. Os dados são de pesquisa da Serasa Experian realizada em âmbito nacional, em que foram cruzados os dados de todas as Juntas Comerciais do país.

O diretor do SESCON-RJ, Lúcio Fernandes, ressalta o grande beneficio de se tornar MEI. “Com a formalização, os MEIs podem ter seus benefícios previdenciários garantidos, além da possibilidade de agregar valor aos seus negócios, já que, como empreendedores, poderão emitir notas fiscais”, afirmou. 

Outro benefício que a formalização como MEI traz ao profissional é a facilidade de pagamento dos tributos federais e estaduais. Em média, os MEIs recolhem apenas R$ 39 no total.

O especialista alerta apenas para o faturamento anual do MEI. “A legislação limita os microempreendedores individuais a terem um faturamento de até R$ 60 mil por ano. Passando disso, o negócio deve ser enquadrado em outra espécie empresarial”, contou.

O setor de serviços foi o destaque no início deste ano, responsável por 59% das empresas abertas. Em seguida, ficou o comércio, com 32% do total, enquanto a indústria registrou 8% das aberturas.

Para mais mais informações sobre como se tornar um Microempreendedor Individual acesse o Portal do Empreendedor http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual 

Fonte: Sescon-RJ