Informação e capacitação são peças chave para prefeituras

Instituições financeiras com recursos sobrando e prefeituras precisando de financiamento para desenvolver projetos. Para debater esse dilema, o Rio em Foco desta segunda-feira conversa com o presidente da Agerio, José Domingos Vargas e a Analista de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Juliana Lohmann.

Dinheiro para executar projetos de desenvolvimento nas cidades é uma das principais dificuldades das prefeituras. Mesmo assim, sobram recursos nas instituições financeiras por falta de projetos que cumpram as exigências. No Rio em Foco desta segunda-feira (08/04), o presidente da Agência de Fomento do Estado (Agerio), José Domingos Vargas, e a Analista de Políticas Públicas do Sebrae-RJ, Juliana Lohmann, apresentam o programa Lidera Rio, criado pelo Sebrae para encurtar a distância entre os recursos e os gestores públicos a partir da capacitação destes últimos para acessá-los.

Identificando os principais gargalos e problemas na alavancagem de recursos, o Lidera Rio tem como objetivo fornecer informação, capacitação e conhecimento aos gestores públicos para que eles possam desenvolver projetos que atendam às exigências dos órgãos financiadores. O Rio em Foco mostra ainda o trabalho da Agerio, de fortalecimento dos municípios a partir do crédito para, inclusive, produzir os projetos. “A Agerio faz questão de ir aos municípios. Nós não liberamos o financiamento sem conhecer o que está sendo financiado. Ouvir prefeitos, secretários e identificar na comunidade as necessidades é fundamental para analisar o processo com o senso de prioridade que ele deve ter”, afirma Domingos.

A TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. A partir do dia 9 de abril o programa está disponível também ser assistido também no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br).