Evento comemora crescimento da representatividade feminina nas camadas da sociedade

Para reconhecer o valor da mulher e comemorar o mês em que se celebra o Dia da Mulher, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ) realizou, com o apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), o evento 2º Mulher Empresária.

Após os anos de 1960, com o crescimento da expressão feminina no mundo inteiro reivindicando igualdade entre homens e mulheres, podemos estar vivendo hoje as consequências mais evidentes deste movimento, que pode ser exemplificada nos altos cargos de liderança ou presidência alcançada por elas em instituições brasileiras e ao redor do mundo. Para reconhecer o valor da mulher e celebrar o mês em que se comemora o Dia da Mulher, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ) realizou, com o apoio da  Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), o evento 2º Mulher Empresária no dia 22/03.

A tarde reservada a debates sobre nutrição, beleza e oratória foi precedida de um talk show apresentando cases de sucesso de mulheres com expressão profissional na cidade. A subdiretora do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha foi uma das participantes. "É muito interessante ter a oportunidade de em um mês dedicado a mulher parar para refletir sobre a casa e o trabalho, e em como conciliamos nossas responsabilidades no trabalho e na vida pessoal", afirmou Geiza, que contou sobre sua carreira e o fato de, apesar da inclusão da mulher em postos de trabalho ter crescido recentemente, os afazeres domésticos atribuídos à elas pela cultura, em contrapartida, não diminuíram, somando-se assim a mais  tarefas. Falou também sobre o desafio de equilibrar o fato de ser mãe e profissional e lembrou o quão fundamental é a atuação e representatividade feminina na política.

A advogada-chefe da Divisão Tributária da Firjan, Cheryl Berno, contou que começou a trabalhar aos 13 anos. Baseada em pesquisas do IBGE (que pode ser acessada aqui), Cheryl compartilhou informações que sustentam a relevância feminina, entre elas o fato de haver mais mulheres do que homens nas regiões sudeste, nordeste e sul do Brasil; de a expectativa de vida ser maior em comparação ao sexo oposto e o aumento do nível educacional delas.

Já Vitória Maria da Silva, vice presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro falou sobre seus sucessos familiares e pessoais, que são todos eles, segundo ela, decorrentes de sua dedicação profissional. Atualmente, ela que é filiada ao PSOL-RJ, tem também um trabalho voluntário no Morro do Juramento chamado Projeto Voluntariado de Classe Contábil. O CRC criou esse programa com o objetivo de sensibilizar os profissionais integrantes do Sistema CFC/CRC sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A ideia é que a classe contábil disponibilize seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado de forma organizada, registrando e avaliando os resultados de todas as atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da contabilidade.

A presidente do Sescon-RJ, Marcia Tavares, comemorou a oportunidade de encontrar tantas amigas na platéia, reiterou a importância do evento e o fato de ter conseguido trazer representantes de outros estados para o evento. Ela afirmou que este é o último evento que participa como presidente do Sescon. "Ano que vem provavelmente estarei com vocês na platéia", disse.