UFF realiza debate sobre Cidades Inteligentes

No dia 8 de março, a Universidade Federal Fluminense (UFF) promove, por meio de sua Agência de Inovação, o workshop "Cidades Inteligentes". O termo "Cidade Inteligente" ganhou formato nos últimos anos junto com a evolução das tecnologias e as novas demandas sociais.

No dia 8 de março, a Universidade Federal Fluminense (UFF) promove, por meio de sua Agência de Inovação, o workshop "Cidades Inteligentes". O iniciativa tem como objetivo apresentar o tema de acordo com as realidades de cada cidade e debater entre os palestrantes e a comunidade da UFF os projetos que tem como finalidade apoiar a transformação desses municípios em "Cidades Inteligentes". O encontro será das 8h às 13h, no auditório da Escola de Engenharia, no Campus da Praia Vermelha (Rua do Passo da Pátria, 156, 3º andar, em São Domingos). Estarão presentes no evento representantes das Secretarias Especiais de Ciência e Tecnologia dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói.

O termo "Cidade Inteligente" ganhou formato nos últimos anos junto com a evolução das tecnologias e as novas demandas sociais. De acordo com o conceito, a cidade é um sistema interconectado por outros sistemas, são eles: infraestrutura, operações -planejamento e gerenciamento e, por último, pessoas - humano. Para a implementação de um Cidade Inteligente é necessário a integração dos espaços físicos, institucionais e digitais, combinando suas atividades.

Dentre os temas debatidos estão os "desafios e perspectivas das Cidades Inteligentes", além de debates temáticos, no qual grupos multidisciplinares discutirão temas como transporte, segurança, saúde, educação, turismo/esporte e indústria criativa, além da apresentação dos projetos, visando à construção de "Cidades Inteligentes", que possam ser apoiadas pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Educação, e a de Ciência e Tecnologia de Niterói.

O evento é aberto à comunidade universitária - docentes, técnico-administrativos, alunos de graduação e de pós-graduação da UFF. Para inscrever-se basta clicar aqui.