Usina de biodiesel do Rio ganha Selo de sustentabilidade da Copa

Na próxima segunda-feira (25/02), será inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro arranjo produtivo local de produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado certificado pelo selo de sustentabilidade da Copa. Este é o primeiro de 40 usinas que serão instaladas nas cidades sede do evento.

Na próxima segunda-feira (25/02), às 10h, será inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro arranjo produtivo local de produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado certificado pelo selo de sustentabilidade da Copa. Este é o primeiro de uma série de 40 usinas que deverão ser instaladas nas cidades sede da Copa e centros de treinamento para produzir 25 milhões de litros de biodiesel e promover o uso de biodiesel a partir de óleos e gorduras residuais (o óleo de cozinha usado). A usina Bioplanet, construída em parceria com a Eccovida, está instalada no Polo Industrial de Sustentabilidade do Rio de Janeiro, em Honório Gurgel.

Participam do lançamento o secretário executivo do Ministério do Esporte e coordenador da Copa, Luís Fernandes, o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, e o ministro do Trabalho, Brizola Neto, entre outros.
 
O Bioplanet integra o Plano de promoção do Brasil para a Copa do Mundo FIFA de 2014
e pretende mobilizar 3 milhões de estudantes nacionalmente, promover a inclusão produtiva de 10 mil catadores de materiais recicláveis e ser uma marca de sustentabilidade para Copa do Mundo. Estudo da Casa Civil da Presidência identificou que no Brasil são descartados indevidamente 1 bilhão 490 milhões de litros óleo de cozinha usado que vão para o ralo da pia por 50 milhões de residências e pequenos estabelecimentos do ramo da alimentação.
 
Márcia Werle, presidente do Conselho da Biotechnos, proponente do Bioplanet, destaca o legado ao país com a execução do Projeto. "O Bioplanet é um conceito de sustentabilidade, economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. Um dos principais elementos de seu desenvolvimento é a educação ambiental e a capacidade de mobilizar o Brasil, sob a plataforma da Copa do Mundo, deixando o legado ambiental”, contou a idealizadora do projeto.
 
Para Edson Freitas, presidente da Abrepet – Associação Brasileira da Cadeia de Sustentabilidade Ambiental do Pet, uma das organizações parceiras na reciclagem das garrafas PET do projeto, a educação ambiental é fundamental. “Se você fizer a seguinte relação: 1 litro de óleo contamina até 25 mil litros de água e se você recolhe mil litros, olha o beneficio ambiental que se gera só na questão da preservação da água. Agora na questão do Biodiesel, se você misturar 20% do biodiesel ao óleo diesel do veículo, você terá uma redução de 60% na emissão dos gases poluentes. Em termos de ganho ambiental, esse projeto tem números grandiosos”, revela Edson. 
 
Serviço:

Data: Segunda-feira (25/02)
Local: Polo Industrial de Sustentabilidade, Estrada João Paulo, 1005 Honório Gurgel - Zona Norte- RJ (Referência:  Avenida Brasil saída 22)
Horário: 10h