Condenados à reinvenção

O grande desafio das empresas é se reinventar. Empresas de todos os tamanhos, públicas e privadas, devem saber aproveitar as oportunidades que a internet oferece. O diferencial é perceber as chances mais rapidamente e adequar produtos e serviços a essa nova realidade.

Explorar com competência o enorme potencial de oportunidades oferecidas pela Internet será um dos maiores desafios dos governos, empresas de tecnologia de informação, pessoas e corporações. Comprar, vender, pagar contas, acessar e transferir informações, trocar mensagens, é, hoje, o mínimo que se pode extrair dessa ferramenta. A grande questão que se põe é sobre que caminhos escolher ao associarmos a avalanche de avanços da tecnologia à inovação e às múltiplas possibilidades de uso e interfaces.

Por décadas, as companhias, por exemplo, têm tomado decisões de negócios apoiadas em bancos de dados facilmente identificados. Mas um gigantesco tesouro de dados, informações e novos produtos em potencial jaz ainda inexplorado na forma de blogs, mídias sociais e fotografias circulando na rede. O garimpo no enorme volume de informações digitais disponíveis demanda ferramentas de busca que transformem essa montanha de dados em informações relevantes, possibilitando seu aproveitamento.

A tecnologia só deixou de ser o grande diferencial. O que interessa é o que fazer com ela nas instituições públicas, empresas e no cotidiano das pessoas. Mas como inovar em processos e produtos utilizando-os de forma adequada?

Independentemente do tamanho das estruturas organizacionais, o grande diferencial para as instituições públicas e privadas será tirar proveito dessa simbiose. Ofertar produtos e serviços ajustados a essa nova realidade é o que distinguirá as empresas do setor. Prova disso é que o surgimento de um grande volume de novas empresas de tecnologia de informação decorre da dificuldade das organizações maduras em enfrentar os novos desafios. Nesse mercado, não são os maiores que engolem os menores, mas os mais rápidos que devoram os mais lentos. Na trilha da inovação, todos estão condenados a reinventarem-se a cada novo dia.

*Benito Paret é presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro

Jornal: O Globo

Data: 06/02/2013