Santa Teresa ganha guia com roteiros arquitetônicos do bairro

Santa Teresa acaba de ganhar um guia turístico lançado pelo Sebrae/RJ. Três roteiros arquitetônicos percorrem os palacetes e construções modernistas além dos pontos turísticos e históricos de um dos bairros mais antigos da cidade do Rio de Janeiro.

Um dos mais antigos bairros do Rio de Janeiro ganhou um guia lançado pelo Sebrae-RJ, Santa Teresa – Três Roteiros Arquitetônicos. Retratando as diversas influências da arquitetura do bairro, a publicação inclui roteiros que podem ser percorridos a pé ou de bonde.

Dentre os 50 pontos explorados no levantamento, estão o Convento de Santa Teresa, que deu origem e batizou o bairro e o reservatório de captação de águas do Rio Carioca, erguido para resolver o abastecimento da cidade e os Arcos da Lapa, aqueduto considerado a maior obra pública do Brasil Colônia. O diferentes estilos arquitetônicos do bairro como palacetes inspirados nas construções da cidade italiana de Florença e outras mais modernistas.

O objetivo do guia é oferecer ainda mais opções aos turistas e também para que muitos moradores da cidade possam conhecer com mais profundidade o patrimônio cultural de Santa Teresa. O guia é bilíngue (inglês-português) e será distribuído gratuitamente nos locais turísticos.

Para Alfredo Britto, autor do guia, que contou com a coordenação editorial do Sebrae/RJ, a publicação é uma ferramenta importante. “Só se preserva aquilo que se ama e só se ama aquilo que se conhece. Esse é o propósito central das informações que recolhi”, afirma o arquiteto de 77 anos e morador do bairro há 43.