Reunião geral define temas e calendário para 2013

Membros das 33 entidades que integram o Fórum se reuniram nesta quarta, na Alerj. Durante o encontro, propostas, objetivos e focos de trabalho para o próximo ano foram debatidos, além da divulgação da agenda das reuniões das câmaras em 2013.

Uma nova gestão dos municípios, as compras públicas sustentáveis, mobilidade urbana, turismo e educação foram alguns dos temas elencados como foco para o trabalho das Câmaras Setoriais durante a reunião geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, realizada nesta quarta-feira (12/12), na Alerj. A ocasião, ainda, deu voz aos membros das entidades que compõem o Fórum. “Na Europa não se usa mais aterro sanitário, enquanto a gente ainda está passando de lixão para aterro. É preciso elaborar medidas para o reaproveitamento energético do lixo”, observa o diretor e presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

O diretor de transportes da ACRJ, Sérgio Vianna, defendeu um espaço maior para abordagem de uma política de transportes urbanos promovendo discussões junto às concessionárias. “A questão da mobilidade urbana merece destaque, principalmente no que se refere aos centros urbanos. Essas são áreas em que o fluxo de veículos no geral é intenso, o que faz os caminhões inferirem muito no trânsito”, sugere Vianna.

O gerente de tecnologia do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Raimar Van Den Bylaardt, chamou atenção para a necessidade de uma maior participação da bancada do legislativo federal nas discussões do estado. “A questão da tecnologia, por exemplo, não é apenas do Rio, é também do Brasil. E a bancada federal do Rio de Janeiro tem responsabilidade e compromisso com isso”, acrescenta.

No balanço anunciado pela secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, foram realizadas nove reuniões setoriais e 12 eventos. Na imprensa, 580 notícias e artigos foram publicados, dez câmeras setoriais funcionaram com 180 membros fixos trabalhando e houve a produção de 29 programas “Rio em Foco” e 13 programas “Momento Rio em Foco”, um recorde nos nove anos de atividade do grupo. “Começamos o ano que vem com um número menor de câmaras setoriais: tínhamos dez e, agora, teremos apenas sete, o que aprofunda o nosso desafio de manter o trabalho e não perder o que já foi discutido nos anos anteriores. Vamos debater os nossos desafios de desenvolvimento local, sustentável e educacional”, explicou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha. A nova organização das câmaras juntou temas que, anteriormente, pertenciam a grupos diferentes, como, por exemplo, as câmaras de Comércio de Bens e Serviços, Cultura, Turismo e Esportes, Negócios Internacionais e Economia Criativa, que se fundiram em um único setor, nomeado simplesmente como Economia Criativa. Em 2013, o Fórum também contará com as câmaras setoriais de Agronegócio, de Desenvolvimento Sustentável, de Gestão e Políticas Públicas, de Infraestrutura e Logística, de Energia e de Tecnologia.

“É muito importante que as entidades também sejam multiplicadoras dessas reuniões e debates. É uma meta permanente e precisamos da mobilização de cada um. Com o entendimento dessas questões, o Rio de Janeiro terá muito a crescer e desenvolver”, apostou Geiza. A composição do Fórum conta hoje com representantes de 33 entidades, como a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio (Abav-Rio), a Câmara de Comércio Americana do Rio (Amcham-Rio), a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Federação das Indústrias do Estado (Firjan), além das universidades Estadual do Norte Fluminense (Uenf), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Zona Oeste (Uezo), Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

• IMGB4B2.tmp