Rio de Janeiro sedia debate internacional sobre produção de cinema

De 5 a 7 de dezembro, a instituição Cinema Nosso promove troca de informações entre profissionais, estudantes e universidades sobre as produções de cinema. É a junção do I Seminário Internacional: Formação, Público e Mercado Audiovisual com o V Festival CineMundo e Oficinas.

A partir das 9h desta quarta-feira, 5 de dezembro, até sexta-feira, o Rio de Janeiro sedia uma série de debates sobre as produções de cinema. É o I Seminário Internacional: Formação, Público e Mercado Audiovisual, inserido no V Festival CineMundo e Oficinas. “É a primeira vez que o Rio sedia esse encontro sobre público e mercado. É também a excelente oportunidade para que universidades e escolas de formação tenham um espaço para discutir, junto a profissionais e estudantes, a formação profissional do cinema no Estado”, afirma a organizadora do evento, Mércia Britto.

O seminário acontece no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, que fica no Centro da cidade. Participarão importantes profissionais nacionais e estrangeiros como o ator e produtor boliviano Alejandro Fuentes; o ator chileno Felipe Braun; os portugueses Miguel Seabra Lopes e Miguel Gonçalves Mendes, ambos diretores; e, do Brasil, Kátia Lund, co-diretora do filme Cidade de Deus, e o diretor-executivo da Globo Filmes, Cadu Rodrigues.

Embora sejam realizações integradas, o V Festival será realizado em outro local - no Espaço Cinema Nosso, na Rua do Resende, 80, também no Centro do Rio. Nos três dias de evento, o Festival vai realizar uma competição de curtas feitos por jovens das universidades fluminenses, sempre às 18h30, e às 20h, será apresentado a cada dia um longa-metragem diferente.

Responsável pela formação de jovens, o Cinema Nosso tem patrocínio da Petrobras e, para a realização do Seminário e do Festival, conta com a parceria do Sebrae Nacional e com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. “Os eventos vão dar abertura às comemorações de dez anos da instituição Cinema Nosso, que foi fundado por Fernando Meireles e Katia Lund, após o lançamento do filme Cidade de Deus”, conta Britto.

De acordo com Mércia Britto, são esperados cerca de mil participantes nos três dias de evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por telefone (2505-3300/2505-3307), por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou na entrada do Seminário e do Festival.