Ministro da Educação participará da comemoração dos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, na ALERJ

O Ministro da Educação vai estar presente no evento "O compromisso do Rio de Janeiro com a Educação e a Inovação: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", onde será entregue ao ministro uma Carta-Compromisso do estado com a Educação e a Inovação.

O Ministro da Educação Aloizio Mercadante confirmou presença no evento "O compromisso do Rio de Janeiro com a Educação e a Inovação: os 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", na próxima terça-feira, dia 4 de dezembro, às 10h, no Plenário da ALERJ. Organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro e pela Associação Brasileira de Educação (ABE), com o apoio do Ministério, o evento revalidará os princípios registrados no documento assinado por notáveis em 1932 em uma carta-compromisso, que tem como objetivo promover um novo acordo pela educação e pela inovação.

Participaram da confecção desta carta as 33 entidades que compõem o Fórum e a ABE. "O Rio de Janeiro, como sede da ABE e caixa de ressonância do País, realiza este evento com a certeza de que ele se tornará um marco para a Educação no estado do Rio e no País. São os estados e os municípios os responsáveis por formar as crianças e jovens. Se não unirmos a sociedade civil, o governo e as universidades neste compromisso, pouco avançaremos. Daí a importância de resgatar este manifesto e engajar todos nesta missão", ressaltou o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo. A iniciativa foi comemorada também pelo presidente da Comissão de Educação da ALERJ, deputado Comte Bittencourt: "A inovação e a educação representam duas políticas prioritárias na sociedade moderna. Ao colocar a educação como tema central para o desenvolvimento, capaz de induzir as políticas voltadas para inovação, trabalho e desenvolvimento social, o Fórum chama a atenção para a necessidade de tratá-la como prioridade". O secretário de Educação Wilson Risolia, e o de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo Costa Leite, também confirmaram presença.

Segundo o presidente da ABE, João Pessoa de Albuquerque, a carta compromisso se torna importante por não ter como signatários apenas representantes do setor da educação. “O documento tem a pretensão de representar a sociedade; por isso, há necessidade de termos participantes de diversas áreas avalizando o processo”, enfatizou Albuquerque. Órgãos como o Senai, a Firjan e a Redetec vão assinar a carta, que será apresentada e lida no plenário.

Em 1932, quando o manifesto foi lançado, os estudiosos pensavam em formas de desenvolver um plano de reconstrução educacional, com reformas em todas as etapas do ensino. Entre os signatários daquela época, estavam nomes como o da escritora Cecília Meirelles e o médico e professor Roquette Pinto, considerado o “Pai da Radiodifusão Brasileira”.