Rio quer ser exemplo de compromisso com a Educação e a Inovação

O Fórum e a Associação Brasileira de Educação (ABE) organizaram uma carta-compromisso com a educação e a inovação no Rio de Janeiro. No dia 04 de dezembro ela será assinada pelas 33 entidades que compõem o Fórum na presença do Ministro da Educação, Aluizio Mercadante.

Em celebração pelos 80 anos da assinatura do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado e a Associação Brasileira de Educação (ABE) organizaram uma carta-compromisso para reafirmar o teor do documento de 1932 e promover um novo acordo pela educação e pela inovação. E para marcar o final do ano letivo, vão reunir no dia 4 de dezembro, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, às 10h, a sociedade civil organizada, gestores estaduais e municipais e os reitores das universidades sediadas no estado para firmar este compromisso. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já confirmou presença.

Intitulado “Compromisso do Rio de Janeiro com a educação e a inovação: os 80 anos do manifesto dos pioneiros da Educação Nova”, o evento reunirá deputados, os presidentes das entidades que compõem o Fórum, os secretários estaduais de Educação, Wilson Risolia, e de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo, bem como prefeitos e secretários. Na minuta da carta apresentada, as entidades signatárias reassumem o compromisso com a formação de cidadãos e com a valorização do professor.

“O manifesto original foi assinado por várias entidades que não são educacionais, como a associação de Medicina e a de Engenharia, para demonstrar que não representava apenas a visão de um setor, mas toda a sociedade”, afirmou João Pessoa Albuquerque, presidente da Associação Brasileira de Educação, berço do manifesto, e que divide com o Fórum a coordenação do evento. Entre os signatários à época, estavam nomes como o da escritora Cecília Meirelles e o médico e professor Roquette Pinto, considerado o “Pai da Radiodifusão Brasileira”.

De acordo com a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, o movimento do Rio de Janeiro pretende servir de exemplo para outros estados e mostra a importância da participação da sociedade no processo de educação. “O Rio de Janeiro está assumindo um compromisso com a educação e a formação de uma sociedade preparada para os desafios da globalização”, completou Paulo Alcântara Gomes, presidente da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.

O texto produzido na reunião do Conselho Consultivo para a preparação do evento será reencaminhado a todos os presidentes de entidades do Fórum, que terão até o dia 22/11 para aprová-lo ou modificá-lo.