O Rio abre as portas para a criatividade e para o mundo

A capital fluminense receberá pela primeira vez, de 21 a 25 de novembro, o Festival Internacional de Criatividade - CRio 2012. O evento acontece no Píer Mauá e traz participantes de vários lugares do mundo para interagir e trocar ideias com os atuantes na criação e inovação local.

De 21 a 25 de novembro, o Rio de Janeiro vai sediar o Festival Internacional de Criatividade – Crio 2012, no Píer Mauá. Esta é a primeira edição do evento na América Latina, e já chega com a celebração do ingresso da cidade como membro da rede internacional de distritos criativos, DC Network. Além disso, o Festival recebe o 9º Fórum e a 2ª Bienal Mundial da Criatividade firmando o Rio como liderança e vitrine criativa mundial.

“A promoção do evento no Rio de Janeiro visa a proporcionar um ambiente de encontro de ideias, para colocar em perspectiva a contribuição que os processos criativos podem ter nesse momento especial da cidade, com a realização de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A criatividade sempre se manifesta no Rio, o desafio é instigá-la cada vez mais”, explica o subsecretário municipal de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design, Washington Fajardo.

Mais do que receber um evento de cunho internacional, a realização também da Bienal Mundial da Criatividade se dá no Píer Mauá por ser um espaço ideal para propor uma reflexão coletiva sobre o tema “Redesign e Transformação Urbana”. O local é preparado para se tornar um novo centro turístico, cultural e de entretenimento, uma vez que vai abrigar o Museu do Amanhã. Além disso, a Praça Mauá ganhará o Museu de Arte do Rio de Janeiro (Mar).

O CRio 2012 conta com a participação de profissionais e pensadores renomados, como o holandês fundador do instituto de ideias sobre cidades futuras, “The Factory”, Winy Maas; o membro da equipe do Helsink Design Lab e designer da Sitra, organização comprometida em disseminar inteligência sobre moradia, Bryan Boyer; o sócio diretor do aclamado escritório de arquitetura e design OMA, Victor van der Chijs; o governador de Antioquia, na Colômbia, responsável pela reinvenção da cidade de Medellín por meio de uma estratégia inclusiva de planejamento urbano, Sérgio Fajardo; a empreendedora brasileira, que hoje vive no Vale do Silício, à frente da Lemon, depois de ter acumulado passagens por gigantes da tecnologia incluindo Google e Microsoft, Bel Pesce; o coordenador do Museu da Maré no Rio de Janeiro, Antonio Carlos Pinto Vieira; entre outros.

Ainda como parte da programação do CRio 2012, a 2ª Bienal Mundial de Criatividade terá curadoria da diretora artística Liana Brazil, uma das fundadoras da agência criativa de arquitetura e tecnologia, SuperUber. A Bienal ocupará um dos armazéns do Píer Mauá apresentando, entre outros conteúdos, criações de artistas contemporâneos representando a rede de distritos de criatividade – DC Network.

Em 21 de novembro, a Bienal de Criatividade será aberta, exclusivamente, para convidados. De 22 a 25 de novembro, a visitação vai ser gratuita. Os interessados em participar do Fórum têm de realizar a inscrição através da página do CRio 2012 e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 100, por dois dias de evento.