Metroviários lançam cartilha em prol de melhor mais investimentos em mobilidade e transporte

Clube de Engenharia realiza, nesta sexta-feira, dia 26, evento de lançamento da cartilha que prevê o direcionamento de 2% do PIB em mobilidade e transporte. Para os debates, são esperados cerca de 100 representantes do setor de todo o país.

A melhoria nas questões de mobilidade urbana e transporte público é uma necessidade cada vez mais debatida entre todas as esferas de poder, no país. Nesta sexta-feira, dia 26, o Clube de Engenharia realiza o Lançamento da Cartilha pelos 2% do PIB para mobilidade e transporte. “A data coincide com o dia nacional dos metroviários e é o momento que eles aproveitam para lançar a cartilha solicitando o direcionamento de 2% do Produto Interno Bruno (PIB) do país para transportes e mobilidade”, conta o presidente da Divisão Técnica de Transporte e Logística (DTRL), Alcebiades Fonseca. Ele ressalta que a ideia teve por base um projeto semelhante de moradia digna - no qual estabelece que 1% do PIB seja aplicado em moradias de interesses sociais. 

O evento será das 10h às 13h, na própria sede do Clube de Engenharia. Participarão dos debates o Gilberto Palmares, da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); o coordenador de engenharia da Vale professor Fernando Mac Dowell; presentantes de importantes órgãos do setor, como o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio (CREA-RJ); a  FANRIO; o Sindicato de Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ); e a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro). 

A participação no evento é gratuita e aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Segundo Alcebiades Fonseca, são esperados cerca de 100 lideranças do setor vindas de todo o país. O evento terá transmissão ao vivo, pela WebTV, no site do Clube de Engenharia.

Veja aqui a cartilha que será apresentada.