Alunos de uma universidade britânica assistem a uma palestra na Alerj

Alunos e empresários da University of Manchester, através de parceria com a FGV e o curso de Mestrado em Negócios Globais da Manchester Business School, participaram, nesta quarta-feira (24/10), de uma palestra no auditório do prédio da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Alunos e empresários da University of Manchester, através de parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o curso de Mestrado em Negócios Globais da Manchester Business School, participaram, nesta quarta-feira (24/10), de uma palestra no auditório do prédio da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O evento, organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, serviu para que os 30 alunos estrangeiros tivessem um panorama da situação social, econômica e política do estado. O presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), saudou os convidados e comentou sobre a importância do estado para a economia do País.

Segundo Melo, os novos investimentos para o Rio, “R$ 5 milhões por quilômetro quadrado”, enquadram o estado em um programa ousado de desenvolvimento público. “O Rio é o portal do Brasil. Concentramos um dos maiores investimentos do mundo. Nos próximos dois anos, serão R$ 213 bilhões de investimento em logística, siderurgia e indústria criativa”, afirmou o presidente. Segundo a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, o território fluminense apresenta um cenário de autossuficiência na gestão de energia, petróleo e gás, logística e na prestação de serviços, o que o coloca como um dos principais polos econômicos do País.

Para o professor e coordenador acadêmico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Istvan Kasznar, a visita ao Parlamento ajuda os alunos “a terem uma visão geral do regimento político do estado”. “Essa Casa é muito importante para o Rio, porque aqui são feitas as leis do estado, e a oportunidade de conhecê-la pode ajudar nas futuras decisões dos alunos”, afirmou Kasznar. Nos próximos dias, os alunos da University of Manchester, que permanecerão mais uma semana no estado, visitarão pontos turísticos e terão palestras com importantes nomes do cenário econômico do Rio.

Veja aqui a apresentação feita pela secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha

(Texto de Laura Zago)