Rio de Janeiro ganha mapa digital com endereços do setor tecnológico

Uma nova página acaba de ser lançada na Internet, no Rio de Janeiro. O chamado “mapa digital” foi criado para reunir endereços e contatos do setor tecnológico. O projeto, conta com dados de empresas de tecnologia, investidores, aceleradoras, incubadoras e até cafés com Wi-Fi.

 

Uma nova página acaba de ser lançada na Internet, no Rio de Janeiro. O chamado “mapa digital” foi criado para reunir endereços e contatos do setor tecnológico.

O projeto, iniciativa da Rio Negócios, conta com dados de empresas de tecnologia, investidores, aceleradoras, incubadoras e até cafés com Wi-Fi, e foi desenvolvido para promover o setor de tecnologia na cidade. O mapa digital do Rio rodará em desktops e dispositivos móveis. A ideia visa a proporcionar um ambiente virtual de promoção das novas companhias do setor, as chamadas “startups”. Dessa forma, eventuais investidores e incubadoras podem entrar em contato com as pequenas empresas. 

O sistema é colaborativo e, depois de cadastrados e aprovados, os membros podem postar informações sempre que desejarem. O conceito é parecido com o de uma rede social, onde as pessoas podem trocar informações e ajudar umas as outras.

“O mapa digital é um instrumento fundamental para o trabalho de fomento do setor no Rio. Através dele, teremos a visão de todo o ecossistema e poderemos facilitar o fortalecimento dessa comunidade. A cidade recebeu, nos últimos anos, grande parte das transações com startups no país e tem potencial para ser o maior hub tecnológico da América Latina”, afirma Marcelo Haddad, diretor-executivo da Rio Negócios - agência oficial de atração e facilitação de investimentos para o Rio de Janeiro.

Inspirado em projetos semelhantes de cidades como Nova York e Los Angeles, o mapa carioca já nasce com 75 participantes, entre eles 43 empresas e nove investidores. Mas tem potencial para dobrar o número de cadastrados até o fim do ano. "Há muitas empresas que ainda não foram mapeadas, que sabemos que existem, mas não temos contato", disse Haddad. 

O mapa digital foi desenvolvido gratuitamente, em apenas duas semanas, pela Imagem, representante brasileira da companhia de georreferenciamento Esri. "O objetivo foi a divulgação do nosso trabalho com um exemplo de como a inteligência geográfica pode colaborar para os desafios das empresas", disse Francisco Oliveira, gerente de contas da Imagem.