Pesquisa sobre crescimento do agronegócio será apresentada no dia 24

A pesquisa sobre o PIB agropecuário fluminense, finalizada na última segunda-feira, dia 15, será apresentada em reunião no dia 24, no Palácio Tiradentes. Na ocasião, o Fórum se reunirá com membros da Faerj, a Secretaria de Estado da Agricultura e com a Emater.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, que reúne a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e mais 33 entidades da sociedade civil e universidades, reuniu-se, nesta segunda-feira (15/10), na sede da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca (Faerj), para finalizar a pesquisa que aponta o crescimento em dez vezes do valor do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio relativo ao setor agropecuário. Hoje, ele movimenta 3,5% da economia estadual, montante que representa R$ 12,2 bilhões em emprego, impostos e renda. Esses e outros dados da pesquisa serão registrados em um documento que será apresentado no dia 24 de outubro, às 9h, no Palácio Tiradentes.

A pesquisa foi realizada pela Faerj, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Em 2008, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) avaliou que o agronegócio participava com apenas 0,4% do PIB. “A função do Fórum é apresentar dados para o Parlamento decidir sobre políticas públicas para cada setor. Esse levantamento é super importante, porque ele traz novos dados e aponta para o desenvolvimento do agronegócio no estado. A pesquisa mostra a participação e o potencial de crescimento nos próximos anos”, explicou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

O presidente da Faerj, Rodolfo Tavares, acredita que, a partir dessa pesquisa, um novo debate deve se iniciar e, com isso, o poder público poderá ampliar os investimentos no setor. “Atualizamos o PIB do agronegócio e mostramos para a sociedade que o setor representa 3,5% da economia fluminense. Estamos pleiteando que o poder público amplie as políticas públicas e o orçamento para essa área. Com isso, poderíamos produzir alimentos mais baratos, melhores e em maior quantidade para a população do Rio. Vamos atrair os empregos que geramos em outros estados por não produzirmos a matéria-prima para a indústria, os serviços e o comércio aqui dentro do território fluminense”, concluiu.

Participaram ainda da reunião desta segunda-feira diversos produtores rurais do estado do Rio.

(Texto de Raoni Alves)